UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

12/11/2005 - 17h54
Brasil goleia Emirados Árabes por 8 x 0 e fecha "ano de ouro"

ABU DHABI (Reuters) - A seleção brasileira fez o suficiente para golear os Emirados Árabes por 8 x 0 no amistoso internacional disputado neste sábado, em Abu Dhabi. Foi o 16o. e último jogo do Brasil nesta temporada, na qual conquistou a Copa das Confederações e a vaga na Copa do Mundo da Alemanha, terminando em primeiro lugar nas Eliminatórias.

Após um primeiro tempo sonolento, com as grandes estrelas brasileiras pouco inspiradas, com exceção do meia Kaká, o Brasil melhorou quando os reservas -- que ainda precisam garantir presença no mundial -- entraram, no intervalo, e aumentaram a disposição da equipe.

Com um número de torcedores aquém do esperado, por causa dos elevados preços dos ingressos, o jogo começou com Cafu levando perigo, logo aos 4 minutos. O lateral brasileiro recebeu a bola e chutou cruzado, mesmo sem ângulo, forçando boa defesa do goleiro Rabie.

Aos 11 minutos, porém, quem surpreendeu foram os Emirados Árabes. Roberto Carlos perdeu a bola no meio, Aljaenne puxou o contra-ataque e cruzou para Khalil se livrar da marcação de Cafu e chutar com perigo. Logo depois, os árabes perderam outra boa chance. A zaga brasileira falhou, Mattar ganhou a dividida com Dida, mas perdeu o domínio na cara do gol.

Após os sustos, o Brasil chegou ao primeiro gol, em jogada individual de Kaká. O meia chutou, a bola voltou para ele que driblou dois marcadores para inaugurar o placar, aos 20 minutos. O meia quase ampliou, oito minutos depois, quando pegou outro rebote da zaga e chutou para fora.

Aos 38 minutos, os Emirados Árabes foram prejudicados pela arbitragem. Mattar lançou Aljaenne, em posição legal, e o meia cruzou para Khalil empatar. Mas o auxiliar marcou impedimento. O erro do árbitro não diminuiu o ímpeto do donos da casa e, aos 42 minutos, Alo Ali chutou de longe para uma difícil defesa de Dida.

"Jogos contra adversários menos expressivos são complicados. Eles se fecham atrás e partem em rápidos contra-ataques", afirmou Alberto Parreira, no intervalo. "Precisamos girar mais a bola e explorar as jogadas pelas laterais. Estamos afunilando demais pelo meio."

O treinador brasileiro não gostou do que viu e promoveu quatro alterações no intervalo: tirou Juan, Roberto Carlos, Zé Roberto e Robinho, colocando Roque Júnior, Gustavo Neri, Edmílson e Fred, respectivamente.

A reação foi imediata. Gustavo Nery passou pelos adversários e acabou derrubado na área por Aljaenne. Pênalti que Adriano cobrou e fez 2 x 0, aos 7 minutos do segundo tempo. Cinco minutos depois, Fred recebeu de Kaká e fez o primeiro gol dele pela seleção: 3 x 0.

Os jogadores árabes, então, passaram a ver um show dos comandados de Parreira. O treinador, ainda fez outras quatro alterações: Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Cafu e Emerson deram seus lugares para Ricardinho, Juninho Pernambucano, Cicinho e Gilberto Silva.

Aos 18 minutos, o zagueiro Lúcio subiu sozinho de cabeça para completar o escanteio cobrado por Juninho e fazer o quarto gol brasileiro.

O próprio Juninho ampliou, aos 25 minutos, em sua especialidade. Após sofrer falta na meia-lua, cobrou com perfeição. O meia ainda ampliou de cabeça, aos 34 minutos, após bela jogada de Gustavo Nery: 6 x 0.

Aos 39 minutos, foi a vez de Fred marcar o seu segundo gol no jogo e o sétimo do Brasil, de voleio, no canto direito do goleiro Rabie. Já nos acréscimos, Ricardinho cobrou rápido e deixou Cicinho livre para completar a goleada: 8 a 0.

"Fechamos um ano de ouro de forma exemplar. Apesar de termos enfrentado um adversário tecnicamente mais fraco, não é fácil fazer oito gols", disse Parreira. "Mostramos muito empenho e determinação, principalmente no segundo tempo, para golearmos. Espero que 2006 seja tão bom quanto foi este ano."

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA