UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

21/04/2006 - 17h01
Lula inaugura plataforma e anuncia auto-suficiência em petróleo

Rio de Janeiro, 21 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta sexta-feira a plataforma marítima que vai dar auto-suficiência petrolífera ao Brasil, num momento em que o preço internacional do petróleo bate recordes.

Lula visitou a plataforma P-50, da Petrobras, de 77 mil toneladas, fundeada na Bacia de Campos, a cerca de 120 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro. O presidente apertou o botão que deu a partida nos equipamentos.

Minutos depois, abriu a válvula para deixar sair o primeiro jato de petróleo, extraído dos poços submarinos de Albacora Leste, e deixou a marca de suas mãos sujas de petróleo num uniforme laranja igual ao que vestia.

Lula não fez comentários na visita à plataforma, que foi o ato central dos vários programados para hoje pelo Governo para comemorar a auto-suficiência petrolífera.

"A Petrobras e os brasileiros venceram mais um desafio. Quando a empresa foi criada, muitos não acreditavam que fosse viável. O fato é que, 53 anos depois, ela conquistou a auto-suficiência para o Brasil", disse em comunicado o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli.

A Bacia de Campos é responsável por 84% do petróleo produzido no país. Só a nova plataforma da Petrobras, que custou US$ 634 milhões, vai produzir 11% do petróleo brasileiro.

A Petrobras produziu em março cerca de 1,75 milhão de barris de petróleo por dia. A P-50 tem capacidade de extração diária de 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Assim, vai ser possível superar o total de 1,8 milhão de barris que o país consome diariamente.

A empresa prevê que a P-50 atinja a sua capacidade total de produção dentro de seis meses. Mas o Governo proclamou oficialmente hoje a conquista.

A data não foi coincidência. O dia 21 de abril lembra o martírio de Tiradentes e a morte de Tancredo Neves, além da inauguração de Brasília.

Ao sujar as mãos de petróleo, Lula imitou além disso o gesto do então presidente Getulio Vargas, em 1953, comemorando a descoberta de um poço pela Petrobras, que seu Governo acabara de criar.

O momento de conquistar a auto-suficiência também não poderia ser mais propício. O barril de petróleo tem batido recordes de preços nos últimos dias em Nova York e Londres. Assim, o Brasil de certa forma se previne contra a volatilidade dos mercados mundiais.

"A auto-suficiência significa a libertação do Brasil do mercado internacional de petróleo", disse o marechal da reserva Waldemar Levy Cardoso, que foi presidente da Petrobras em 1969, época da ditadura militar.

A auto-suficiência petrolífera é um sonho que o Brasil começou a acariciar em 1948, com o movimento nacionalista "O petróleo é nosso", que levou à criação da Petrobras por Getúlio Vargas.

Até 30 anos atrás, o Brasil importava 80% do petróleo que consumia. Mas os progressos técnicos da Petrobras nas últimas décadas, principalmente nas áreas de prospecção e exploração em águas profundas, levaram ao país a reduzir gradualmente a dependência.

A Petrobras detém o recorde mundial de produção em águas profundas, a 2.031 metros. A previsão da empresa é de continuar aumentando a sua produção, chegando a 2,3 milhões de barris diários de petróleo em 2010. Seria mais que o suficiente para atender à demanda nacional, que deverá ser de 2 milhões de barris.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA