UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

22/08/2006 - 17h52
Universidade do Rio exibe esqueleto de mamífero "gigante"

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Pesquisadores apresentaram nesta terça-feira o esqueleto de um mamífero "gigante", que surgiu logo após a extinção dos dinossauros, e é considerado o mais completo de um mamífero na América do Sul da era Cenozóica (de 65 milhões de anos até agora).

"Este mamífero viveu em época imediatamente após a extinção dos dinossauros e é o primeiro mamífero desta época a ter seu esqueleto montado na América do Sul", disseram em comunicado pesquisadores do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde o esqueleto está em exposição.

Uma das características relevantes do animal, cujo nome científico é Carodnia vieirai, era o tamanho. O animal tinha 2,20 metros de comprimento e pesava em média 400 quilos, segundo os pesquisadores.

"É um animal gigante para época, porque era mais ou menos dez vezes maior do que a maioria dos da época. Era um animal grande, mas dócil", disse à Reuters TV a professora adjunta Lilian Bergoqvist, do Departamento de Geologia da universidade. "Era um animal herbívoro, como a maioria dos mamíferos da América do Sul", acrescentou.

O animal, que era similar a uma anta de grande porte, pertence a uma ordem extinta de mamíferos chamada Xenungulata, que significa "mamífero estranho com casco".

Os fósseis foram encontrados na Bacia de Itaboraí, a cerca de 30 km da capital fluminense. Apesar de os fósseis terem sido localizados e apresentados à comunidade científica há mais de 50 anos, só agora o esqueleto pôde ser montado, graças a um longo trabalho de reconstituição.

Fósseis do mesmo gênero foram identificados somente na Patagônia, mas o material encontrado limitou-se a alguns dentes, conforme os pesquisadores. Com o achado de Itaboraí, recuperou-se um esqueleto quase completo.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA