UOL Notícias Notícias
 

06/09/2006 - 13h19

Como é feita a primeira página do UOL

Da Redação
Texto atualizado em 23/4 e em 19/6/2008
A primeira página do UOL propõe-se a reunir e publicar com agilidade as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo. Deve expor também a diversidade de serviços e conteúdos de entretenimento do UOL e de seus parceiros, como jogos, música, filmes, humor, desenhos, fotos, bate-papos, blogs e fotoblogs.

A primeira página do UOL é vista por milhões de pessoas de perfil heterogêneo. Um dos desafios do trabalho de edição da primeira página é reunir assuntos e enfoques que atendam as expectativas de diferentes públicos. É um processo dinâmico: qualquer chamada pode ser alterada ou substituída a qualquer momento do dia e da noite.

O UOL mantém uma equipe de jornalistas contratados especificamente para cuidar da edição da primeira página do portal. Nos fins de semana e nos feriados, a equipe reveza-se em plantões de modo a garantir que a página seja atualizada todos os dias do ano.

Não há horários pré-fixados para as atualizações. A redação trabalha diretamente na edição da primeira página 24 horas por dia durante a semana e entre 8h e meia-noite aos sábados, domingos e feriados. Mas pode haver mudança na primeira página a qualquer hora do dia ou da noite. Para isso, o UOL conta, nesses dias, com o plantão 24 horas da Folha Online.

A primeira página deve apresentar novidades para aqueles que a visitam várias vezes por dia, mas não pode, para isso, abdicar da responsabilidade de manter registradas por um período mais longo as notícias mais importantes e de maior impacto. A maior dificuldade do trabalho de edição da primeira página é justamente esta: encontrar o ponto de equilíbrio entre atender com agilidade o público que visita a página muitas vezes por dia e espera novidades e o público que visita a página apenas uma vez ao dia e busca um bom resumo das notícias mais importantes das últimas 24 horas.

É uma tarefa difícil e sujeita a imperfeições, porém pautada por espírito crítico, equilíbrio de fontes, transparência e isenção. Todas as chamadas devem ser formuladas de forma consciente, buscando informar ao máximo possível o internauta sobre o conteúdo destacado e abrir espaço para o debate democrático e a reflexão.

Lidando com conteúdo dos mais de mil canais do UOL, a equipe segue algumas regras básicas, que norteiam as escolhas:

1. boato não é notícia. Melhor demorar mais para publicar uma notícia devidamente confirmada do que fazê-lo rapidamente e correr o risco de publicar bobagem;

2. os temas e os enunciados devem ser adequados ao horário, ao dia da semana e ao público-alvo da chamada. Exemplos: o UOL evita chamar em sua primeira página conteúdos infantis à noite, e, da mesma forma, conteúdos adultos só entram na primeira página no período noturno; nos finais de semana, esportes, interação e entretenimento costumam ganhar mais espaço;

3. os enunciados devem ser diretos. Podem ser bem-humorados, desde que não expressem preconceitos;

4. as chamadas são organizadas em blocos temáticos. A organização por bloco visa a mostrar diversos enfoques de uma mesma notícia, como análises, contrapontos e complementos. Permite também expor diferentes conteúdos ou canais sobre um tema principal;

5. as fotos e ilustrações devem ter qualidade estética, além de informativa, a menos que a importância da notícia imponha o contrário ;

6. siglas e abreviaturas devem ser evitadas, exceto quando de uso corrente;

7. os links devem levar o internauta diretamente a página que aprofunde o conteúdo chamado. Links devem ser dados a páginas intermediárias apenas nos casos em que isso seja claramente mais conveniente para o público.

A partir de julho de 2006, o UOL passou a arquivar diariamente suas primeiras páginas. O internauta terá, assim, a qualquer momento, acesso a um acervo de informações que constituirão uma memória da primeira página e dos conteúdos selecionados por ela.

Diariamente, em horários pré-determinados, a primeira página é "fotografada" e arquivada eletronicamente. Os arquivos podem ser vistos no seguinte endereço: http://noticias.uol.com.br/arquivohome/.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,04
    4,393
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h19

    -0,79
    113.681,42
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host