UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

09/11/2006 - 12h50
Companhia aérea árabe é a primeira a permitir celulares a bordo

Da Ansa

É o fim da última "ilha de felicidade" onde ainda era possível estar longe dos toques de celular: o avião. Nos Emirados Árabes Unidos, a Emirates, a companhia aérea nacional, com sede em Dubai, é a primeira a permitir que seus passageiros utilizem seus celulares a bordo da aeronave sem nenhum risco para quem voa.

Graças a um acordo anunciado pela Emirates e noticiado pela edição eletrônica do jornal britânico "Daily Mail", "estou no avião" será uma frase ouvida com cada vez mais freqüência durante os vôos.

A Emirates, cujos vôos fazem trajetos entre Londres e Dubai, incluirá a tecnologia necessária para garantir a segurança para o uso do celular em toda a sua frota até o início do ano que vem. Dessa maneira, a companhia bateu as rivais, inclusive a Air France e Ryanair - que já se preparam para permitir o uso de celulares a bordo, enquanto a British Airways tenta resistir à tendência.

De janeiro em diante, portanto, pagando 2 libras esterlinas por minuto, será possível fazer chamadas do próprio celular em vôos da Emirates, economizando em chamadas feitas com os aparelhos da aeronave, que custam 3 libras por minuto.

O uso do celular continuará proibido durante a aterrissagem, a decolagem e as subidas e descidas. Também valem as regras de etiqueta para o celular, que deverá ser mantido na opção "silenciosa" e desligados durante a noite.

"Queremos garantir que os passageiros que desejam se comunicar possam fazê-lo em modo discreto, sem perturbar os companheiros de viagem", explicou um porta-voz da Emirates.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA