UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

14/11/2006 - 20h38
FBI investiga roubo do quadro "Niños del carretón" de Goya

Nova York, 14 nov (EFE).- O FBI (Polícia Federal americana) se mobilizou para recuperar o valioso quadro do pintor espanhol Francisco de Goya "Niños del carretón", que foi roubado quando era levado do Museu de Arte de Toledo (Ohio, EUA) para o Guggenheim de Nova York.

A falta de progresso na investigação sobre o desaparecimento da obra, que aconteceu na semana passada, mas não tinha sido divulgado até segunda-feira, levou às autoridades federais a pedir a colaboração dos cidadãos, oferecendo uma recompensa de US$ 50 mil por pistas precisas sobre o paradeiro do quadro, avaliado em US$ 1 milhão.

Apesar de os detalhes do roubo não serem conhecidos, sabe-se que o incidente aconteceu na cidade de Scranton (Pensilvânia) - estado que fica entre Ohio e Nova York - durante a transferência do quadro, que era feita por uma empresa especializada no traslado de obras de arte.

Coincidentemente, em 18 de novembro de 2005 aconteceu no Museu Everhart, na mesma localidade, um sofisticado roubo de quadros de Andy Warhol e Jackson Pollock.

Os dois museus, o de Ohio e o de Nova York, alegaram em comunicado divulgado na segunda-feira que não dariam mais informações para não comprometer a "integridade" da investigação do FBI.

"Niños del carretón", que pertence ao Museu de Toledo desde 1959, estava sendo levado ao Guggenheim para uma exposição sobre pintura espanhola que será inaugurada na próxima quinta-feira pelos Duques de Lugo.

A exposição, que ficará aberta até 28 de março, é organizada pela Sociedade Estadual para a Ação Cultural Exterior (Seacex) e a Fundação Solomon R. Guggenheim.

A ministra de Cultura da Espanha, Carmen Calvo, lamentou hoje o roubo do quadro, embora tenha esclarecido que não cabe a ela falar de uma obra que "pertence a uma instituição americana e que foi roubada na América do Norte".

Uma porta-voz da Seacex disse à Efe em Nova York que o Museu de Toledo não informou à administração espanhola sobre o fato, nem as autoridades federais lhe informaram dos avanços nas investigações.

"Niños del carretón" esteve no Museu do Prado em 1996 na antológica exposição de Goya por ocasião do 250º aniversário do nascimento do pintor, em uma retrospectiva que reuniu 170 peças.

Agora estava previsto que fosse para Nova York para participar da ambiciosa exibição do Guggenheim, "Pintura Espanhola de Greco a Picasso: O Tempo, a Verdade e a História", uma exibição que, de acordo com a Seacex, acontecerá como previsto, apesar do roubo.

A exibição contará com 136 obras dos melhores pintores espanhóis do século 16 ao 20, procedentes de mais de 70 grandes coleções institucionais e particulares do mundo inteiro.

O objeto desta ampla exposição é oferecer uma grande panorâmica da arte espanhola, em uma rara oportunidade de contemplar fora da Espanha este número de obras de arte, organizadas de maneira temática, e não cronológica, como é feito normalmente.

A tela "Niños del carretón" foi pintada por Goya em 1778 e seu destino era ficar em cima da porta do dormitório dos príncipes de Astúrias no palácio do Pardo, perto de Madri.

Quando foi apresentado, em janeiro de 1779, este óleo sobre tela foi avaliado em mil reais de cobre, segundo a revista especializada "Arte História".

O quadro, assim como ocorre com "La Acerolera" ou "El ciego de la guitarra", da mesma série, retrata uma cena infantil com ar de festa, na qual aparecem duas crianças tocando instrumentos musicais em torno de outras duas, que estão em cima de uma carreta.

"Niños del carretón" é um dos quadros de pintores espanhóis que o Museu de Toledo tinha cedido a outras instituições.

Entre essas obras também aparecem uma pintura de Pablo Picasso que está emprestada a um museu de Dresden, na Alemanha, e outra de Joan Miró que está em uma exposição em Cleveland (Ohio).

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA