UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

30/04/2007 - 10h50
Pagode mais alto do mundo é inaugurado na China

Da Ansa

CHANGZHOU, 30 ABR - No mínimo oito mil budistas de mais de cem associações de toda a China e do exterior foram a Changzhou, na China oriental, para participar da inauguração do pagode mais alto do mundo, com mais de 153 metros de altura com telhas em bronze, blocos esculpidos em jade e um pináculo banhado de ouro.

O suntuoso templo, que custou mais de cem milhões de yuan (9,5 milhões de euros), foi erguido sobre o local onde anteriormente se encontrava o templo de Tianning, construído durante a dinastia Tang há mais de 1.300 anos, e que foi destruído em sucessivas guerras dinásticas.

O prefeito de Changzhou, Wang Weicheng, discursando na cerimônia de inauguração para uma multidão de monges, relembrou que o novo e imenso pagode de Tianning é um símbolo à contemplação da crescente riqueza da China e do grande retorno da chama do budismo, que é praticado na China por mais de cem milhões de pessoas e que foi banido durante a Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung.

"O desenvolvimento da religião é muito ligado à nossa economia", disse o prefeito da cidade, que conta com mais de um milhão de habitantes.

"Todas as religiões clamam pela paz, e o budismo também", disse o vice-sacerdote, chefe religioso de Tianning. "É a nossa missão difundir a mensagem de paz e harmonia na sociedade moderna e entranhar algumas idéias do budismo na nossa sociedade e na nossa vida".

De acordo com muitos analistas, a doutrina do Buda, junto com o confucionismo, é vista com bons olhos pelo Partido Comunista, que espera que a religião faça parte da espiritualidade e ideologia de uma sociedade cada vez mais abastada e materialista, e ao mesmo tempo prover conforto às massas pobres e insatisfeitas.


Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA