UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

29/11/2007 - 18h23
Estados da região Norte sentem reflexos do terremoto da Martinica

Da Redação
Em São Paulo*

Alguns Estados do norte do Brasil, como Roraima, Pará e Amazonas, sofreram os reflexos do forte terremoto registrado no leste do Caribe, perto da Martinica, na tarde desta quinta-feira. O tremor no Caribe, que teve magnitude de 7,3 graus na escala Richter, derrubou prédios em Fort de France. Pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas.

A assessoria de imprensa do governo de Roraima confirmou que o tremor foi sentido em diversas regiões do Estado, inclusive em Boa Vista e na fronteira com a Venezuela, no município de Pacaraima (a 200 km da capital).

Na Martinica, o terremoto deixou ao menos um morto e vários feridos, segundo autoridades médicas
TREMOR MATA UM NA MARTINICA
LEIA MAIS
MAIS SOBRE TERREMOTOS
De acordo com Kléber Gomes Cerquinho, subcomandante do Corpo de Bombeiros e chefe da Defesa Civil, os prédios mais altos de Boa Vista foram evacuados e passam agora por avaliações.

"Recebemos muitos chamados de moradores que tiveram rachaduras em suas casas, mas ainda não temos informação de danos maiores ou de feridos. Parece que um trecho de uma via também cedeu, mas não há confirmação ainda", disse, por telefone, à reportagem do UOL.

O único incidente confirmado foi de uma pessoa que teve uma crise nervosa com os abalos e foi socorrida pelos bombeiros.

Outros Estados
Internautas do UOL relataram que os reflexos do terremoto também atingiram as cidades de Santarém e Belém, no Pará, e Manaus, no Amazonas, causando prejuízos em fachadas e vidraças.

A Defesa Civil do Amazonas confirmou que o abalo foi sentido em quatro pontos da capital, mas nenhuma ocorrência de desabamentos ou feridos foi registrada.

No Pará, o tremor foi sentido em Belém e em Santarém. Segundo informações da redação da TV LIberal, na capital paraense, vários prédios foram evacuados por volta das 16h, quando os funcionários deixaram os prédios e ficaram nas ruas. O Corpo de Bombeiros local colocou várias equipes para realizar vistorias, mas nenhuma avaria foi encontrada em edificações. Não há também registro de feridos.

Em Manaus, o tremor chegou a marcar 2 pontos na Escala Richter. Uma tempestade caía na cidade no mesmo momento e confundiu os moradores, que achavam serem trovões muito fortes.


Atualizada às 19h56. Com informações da Agência Estado


Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA