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04/12/2007 - 15h09
Telefonia celular é campeã de reclamações nos Procons pelo 2º ano consecutivo

Da Redação
Em São Paulo

A telefonia celular é a campeã de reclamações nos Procons de todo o país pelo segundo ano consecutivo. O dado consta no Cadastro Nacional de Informações Fundamentadas de 2007, divulgado nesta terça-feira (4) pelo diretor do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), Ricardo Morishita, em Brasília.

As dez empresas que lideram o ranking de reclamações no período de 1º de setembro de 2006 a 31 de agosto de 2007 são do setor, sendo que seis são fabricantes de aparelhos celulares (BenQ, Nokia, Gradiente, LG Eletronics, Samsung, Motorola), duas de assistência (SJ Comércio e Assistência em Telecomunicações e R.G. Abreu dos Santos) e duas operadoras (Oi/Telemar e Tim Brasil).

OS 20 FORNECEDORES COM MAIS RECLAMAÇÕES
1BENQ ELETROELETRONICA LTDA
2NOKIA DO BRASIL TECNOLOGIA LTDA
3GRADIENTE ELETRÔNICA S/A
4LG ELECTRONICS LTDA
5*SJ COMÉRCIO ASSISTÊNCIA EM TELECOMUNICAÇÃOES LTDA
6SAMSUNG DA AMAZONIA LTDA
7*R. G. ABREU DOS SANTOS
8TNL PCS S/A - (OI/TELEMAR)
9TIM BRASIL SERVICOS E PARTICIPAÇÕES S/A
10MOTOROLA DO BRASIL
11CARREFOUR COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA
12BRASIL TELECOM S.A
13C&A MODAS LTDA
14SEMP TOSHIBA S/A
15*LOJAS INSINUANTE LTDA
16VIVO S.A.
17BANCO CITICARD S.A
18EDITORA GLOBO
19FUJIOKA CINE FOTO LTDA
20RICARDO ELETRO LTDA
* SJ COMÉRCIO ASSITÊNCIA EM TELECOM (Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação) - GO

* R. G. ABREU DOS SANTOS (comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo) - RN

*LOJAS INSINUANTE LTDA - BA, ES, MA, PB, RJ, RN
De acordo com o cadastro, as reclamações destes serviços correspondem a 47,3% das 54.100 queixas que chegaram aos Procons de Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais (Belo Horizonte), Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins.

O levantamento aponta que, de cada dez reclamações apuradas, oito foram solucionadas. "Entre as empresas que lideraram o número de queixas, a maioria passou a apresentar um alto percentual de atendimento às demandas dos consumidores, por causa das reclamações", mostrou o estudo.

De acordo com o diretor do DPDC, as reclamações referentes ao setor de telefonia móvel indicam que é necessário tomar medidas para reduzir essa insatisfação. Morishita também destacou que algumas sugestões, já feitas à Anatel, deverão ser tema de próximas reuniões que os representantes da agência terão com o DPDC. Segundo ele, caso essas medidas sejam adotadas, boa parte das reclamações contra o setor deverão ter uma redução significativa.

Outras reclamações
O cadastro listou ainda os 10 assuntos que mais tiveram reclamações, independentemente da área, e a telefonia liderou as queixas, sendo que dessa vez a telefonia fixa foi incluída. Em seguida, nessa lista, estão aparelhos de DVD, cartões de crédito, televisores, videocassetes, filmadoras, aparelhos de som, bancos comerciais, microcomputadores e produtos de informática.

A lista dos 10 problemas que mais geraram reclamações foi encabeçada pela garantia dada aos produtos, principalmente com relação à abrangência e à cobertura. O cadastro mostra ainda que o maior número de reclamações está concentrado na região Nordeste, com 43% do total, seguida do Centro-Oeste, com 25%, Norte, com 17%, Sudeste, 13%, e Sul, 2%.

Ranking
O ranking das empresas apresenta-se em ordem alfabética de fornecedores, que podem ser identificados por seus nomes fantasia, razão social e respectivos números de CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), bem como por outros indicadores, quando disponíveis.

Nos termos da legislação, o cadastro indica, ainda, se as reclamações formuladas pelos consumidores foram ou não atendidas pelos fornecedores.

Segundo o Ministério da Justiça, o cadastro é um importante indicador para o consumidor se orientar na hora da compra de produtos ou da contratação de serviços. É também um mecanismo para pressionar as empresas a se adequarem ao Código de Defesa do Consumidor.

Este é o segundo ano de divulgação do cadastro, resultado da integração eletrônica de 15 Procons estaduais e municipais, que integram o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Para 2008, o DPDC espera a inclusão nesse sistema integrado de mais três Procons - São Paulo, Distrito Federal e Roraima.


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