UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

11/12/2007 - 15h15
Morre o governador de Roraima, Ottomar Pinto

Da Redação
Em São Paulo

Atualizada às 16h36

Morreu nesta terça-feira, aos 76 anos, o governador de Roraima, Ottomar de Sousa Pinto. Segundo informações da Coordenadoria de Comunicação do Governo de Roraima, ele estava em Brasília e seria recebido hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar de transferência de terras da União para o Estado.

Diabético e cardíaco, ele passou mal nesta manhã quando um assessor foi a seu quarto de hotel por volta de 8h30. O governador nem conseguiu abrir a porta do apartamento, o que foi feito por um funcionário do hotel. Um médico foi chamado e Ottomar foi levado para o Incor, onde faleceu por volta das 13h.

O corpo deve ser removido para a capital de Roraima, Boa Vista, e o velório e enterro ainda não estão marcados.

Ottomar Pinto era oficial brigadeiro e filiado ao PSDB. Foi o Primeiro governador eleito do Estado de Roraima (1991-1994), no qual exercia o terceiro mandato como governador, tendo sido foi reeleito em 2006 com 62,40% dos votos válidos.

O laudo do hospital confirmou como causa da morte parada cardiorespiratória. O vice-governador, o engenheiro civil José de Anchieta Júnior, deve assumir o comando de Roraima.

Leia abaixo a íntegra da nota do Incor:

"O governador de Roraima, Ottomar de Souza Pinto, 76 anos, teve óbito constatado às 13h42 desta terça-feira (11/12), em decorrência de parada cardiorrespiratória.

Removido pelo Serviço do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o governador deu entrada na Unidade de Emergência do Incor-DF, em Brasília, às 13h02 de hoje, já em parada cardiorrespiratória e sem sinais vitais (pulso, freqüência cardíaca e respiratória). O quadro se mostrou refratário às manobras de reanimação cardíaca empregadas pela equipe de emergência do hospital, aplicadas segundo protocolos internacionais para esses casos.

Atenderam o paciente os médicos do Incor-DF: Dr. Luis Gustavo Gomes Ferreira e Dr. José Mário Baggio Júnior."

Biografia

Ottomar nasceu em 19 de janeiro de 1931, em Petrolina, Pernambuco, região banhada pelo rio São Francisco, o "Velho Chico". Iniciou a carreira militar na Escola de Aeronáutica de Campos dos Afonsos (1948), no Rio de Janeiro, tornando-se oficial da Aeronáutica. Em 1973, concluiu o Curso de Estado-Maior da Aeronáutica, no Rio, saindo coronel aos 42 anos de idade. Era formado em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Medicina, Direito, Ciências Contábeis e Economia.

Havia cursado mestrados em transporte aéreo e pavimentação, nos Estados Unidos,além de MBA para Executivo, Políticas Públicas e Governo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), e de Direito da Economia e da Empresa, na Fundação Getúlio Vargas (RJ).


Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA