UOL Notícias Notícias
 

29/02/2008 - 13h07

Lucia Hippolito: Lula desconhece o que é o regime democrático

da Redação
"Seria bom se o Poder Judiciário metesse o nariz apenas nas coisas deles, o Legislativo apenas nas coisas deles e o Executivo apenas nas coisas deles. Nós iríamos criar a harmonia estabelecida na Constituição." Foi o que disse o presidente Lula em Aracaju, depois de ironizar a oposição pela entrada na Justiça contra o Territórios da Cidadania, que alega que o programa é eleitoreiro.

A cientista política Lucia Hippolito, comentarista de política do UOL, afirmou: "Acho que Sua Excelência não se deu conta do nível de desinformação, não sabe que numa democracia os poderes vigiam uns aos outros, é peso e contrapeso", diz Lucia Hippolito. "Os três poderes são independentes, harmônicos, mas se vigiam exatamente para impedir a tirania de um sobre o outro."



A cientista política analisa a declaração do presidente. "Além de ser de extrema grosseria e indelicadeza, revela um desconhecimento do que é o regime democrático", diz. Lucia coloca que nenhum governante convive bem com críticas, e pontua o posicionamento radical de Lula. "É patológica a intolerância às críticas, ele não aceita e confunde aprovação com unanimidade. Lula se destempera, se descontrola, sai de si e diz essas barbaridades."

"Num momento em que há uma reforma tributária no Congresso, o Orçamento precisa ser aprovado, há uma CPI que vai investigar o uso dos cartões corporativos, não era hora do presidente se destemperar dessa maneira", afirma a colunista do UOL.

"É incompreensível do ponto de vista político", diz Lucia, citando Tancredo Neves, que dizia que 'todo ato gratuito é um erro'. "O presidente da República cometeu uma agressão gratutita e vai acabar pagando por isso", conclui.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,43
    3,745
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h24

    -1,21
    103.451,93
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host