UOL Notícias Notícias
 

04/03/2008 - 13h29

Farc anunciam substituto para o porta-voz Raúl Reyes

Da Redação*
Em São Paulo
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) já têm um sucessor para o porta-voz internacional da guerrilha, Raúl Reyes, morto neste sábado (01). Segundo comunicado da organização enviado à Agência Bolivariana de Imprensa, Milton de Jesús Toncel Redondo, conhecido como Joaquín Gómez, deixa o comando do Bloco Sul, um dos mais ativos da organização, para assumir o secretariado.

"As Farc notificam que Joaquín Gómez entrará como membro pleno do secretariado do estado-maior central desta organização", diz a nota. A guerrilha também "notifica oficialmente a morte de Raúl Reyes, assegurando que este novo fato, dada 'a aleivosia e o cinismo' de Álvaro Uribe Vélez, prejudicou gravemente as possibilidades da troca humanitária", em referência ao presidente colombiano.

Para a guerrilha, Reyes "caiu cumprindo a missão de concretizar através do presidente (da Venezuela, Hugo) Chávez, uma entrevista ao presidente (da França, Nicolas) Sarkozy, onde se avançasse em encontrar soluções à situação de Ingrid Betancourt e o objetivo da troca humanitária".

Última entrevista
Reyes foi morto em uma operação militar colombiana no Equador. O último repórter de televisão a entrevistar o porta-voz da guerrilha foi o jornalista Jacques Gomes Filho, do SBT, que esteve no acampamento das Farc em território equatoriano.



Na conversa, gravada em novembro de 2007, Reyes negou que a guerrilha realize operações militares fora do território colombiano e que a organização seja financiada pelo narcotráfico. Mas reconheceu que a extorsão e o seqüestro são os principais meio para as Farc conseguirem dinheiro.

"Aqueles que têm um patrimônio de mais de US$ 1 milhão têm que pagar um imposto de 10% para as Farc. Uns pagam voluntariamente, outros se negam a pagar. Esses que não pagam, ficam presos até que paguem", disse.

*Com agências internacionais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -1,05
    4,033
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,15
    107.543,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host