UOL Notícias Notícias
 

11/03/2008 - 17h21

Índios são expulsos em reintegração de posse no Amazonas e reclamam de truculência da polícia

Da Redação
Em São Paulo
Indígenas de várias etnias que ocupavam uma área no km 11 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara) foram retirados do local no final da manhã desta terça-feira (11) pela tropa de choque da Polícia Militar do Amazonas. Segundo a Funai local, cerca de 100 índios que vivem na periferia de Manaus estavam em um terreno particular na Lagoa Azul 2 em busca de novas terras.

Luiz Vasconcelos/A Crítica/AE
Polícia Militar disse que tentava negociar verbalmente a reintegração de posse desde o dia 9 de março. Na ação de hoje, os índios reclamaram de abuso de poder e maus-tratos das autoridades
OUTRAS IMAGENS DESTA TERÇA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O dono da propriedade, o engenheiro civil Mitishu Inoue, entrou com um pedido de reintegração de posse e a Justiça concedeu.

Segundo a polícia, desde o dia 9 de março o governo tentava negociar verbalmente com os invasores - entre eles índigenas e não-indígenas. Durante a ação doze pessoas foram detidas e encaminhadas ao 12º DP e cinco índios foram levados à procuradoria da Funai. Ao Ministério Público, eles reclamaram da truculência da polícia durante a ação, acusando os agentes de abuso de poder e maus-tratos. Alguns índios estão fazendo exames de corpo de delito.

A assessoria da PM diz que os invasores enfrentaram a polícia com paus, pedras e flechas e usaram como escudo humano as próprias crianças da comunidade. Ainda segundo a PM, seis policiais ficaram feridos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,46
    3,756
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    -0,10
    103.802,69
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host