UOL Notícias Notícias
 

19/03/2008 - 13h46

Adolescente é mantido acorrentado em delegacia de SC

Da Redação
Atualizada às 16h09

Um adolescente de 17 anos passou cinco dias acorrentado à porta de uma cela da Delegacia de Palhoça, na Grande Florianópolis. O rapaz foi detido no último sábado sob a acusação de tentativa de homicídio e, já que não podia ficar preso junto com os outros detentos por ser menor de idade, ficou algemado pelo pé do lado de fora da cela.

E.J.S. foi preso em flagrante no sábado, acusado de tentar matar um adolescente de 16 anos no bairro de Barra do Aririu. De acordo com a delegada Andréa Pacheco, ele portava duas pistolas: uma 320 e uma 32. "Com uma arma em cada mão, ele desferiu vários disparos na direção do adolescente, que está internado no Hospital Regional de São José com uma bala alojada no pulmão", afirma a delegada.

Muitas das Febens mudaram de nome, como é o caso da Fundação Casa em São Paulo, mas os problemas parecem ser os mesmos
SAIBA COMO FUNCIONAM AS PRISÕES PARA MENORES
LEIA MAIS
Ao ser preso, E.J.S. alegou ter agredido o adolescente porque este o havia ameaçado de morte. Como era fim de semana, e a cidade de Palhoça não tem abrigo para menores infratores, os policiais o levaram para a delegacia. Esse é o mesmo distrito policial onde, há alguns meses, presos foram acorrentados pelos pés a pilares do prédio.

A delegada afirma que a falta de vagas no distrito é o que leva a situações como essas. "Sabemos que manter um adolescente na delegacia não é uma situação adequada, mas diante da gravidade do crime, não podíamos deixá-lo solto", afirma a delegada.

De acordo com Andréa, E.J.S. passou a maior parte do tempo circulando pela antesala das celas. "Ele só era algemado no momento em que os agentes tinham de entrar na carceragem para atender outros presos", explica.

Por volta do meio-dia desta quarta-feira o adolescente E.J.S. foi transferido para Centro Educacional São Lucas, na cidade de São José.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,30
    5,413
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h19

    -1,30
    102.775,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host
    Atualizada às 16h09 %>