UOL Notícias Notícias
 

24/03/2008 - 16h39

Objeto metálico de origem desconhecida cai no interior de Goiás e intriga moradores

Sebastião Montalvão
Especial para o UOL, em Goiânia
Um objeto metálico, de origem ainda desconhecida, caiu durante o fim de semana numa lavoura de soja no município de Rio Verde (GO).

A queda assustou os moradores da região. "Estamos apreensivos. Não sabemos do que se trata, de onde veio e nem se é alguma coisa perigosa, radioativa", disse Jarbas Gomes, proprietário da fazenda.

O medo das pessoas se deve à origem incerta da peça. "Quem garante que isso aí não é peça de algum equipamento radioativo? Temos medo sim e precisamos que alguém tome uma atitude, pelo menos para nos tranqüilizar", diz Ilma Antônia da Silva, mulher de Jarbas.

O agricultor conta que encontrou a esfera na manhã do último sábado, quando percorria a lavoura junto com dois filhos. "Inicialmente, achei que era um saco plástico, desses de lixo. Só depois vi que era uma esfera. E diferente de tudo que já vi até hoje", conta o agricultor, que somente ontem comentou sobre o achado com os vizinhos.

A peça em questão é uma bola com cerca de 1 metro de diâmetro e um eixo central metálico. Aparentemente, ela é revestida com alguma coisa parecida com fitas plásticas. Por dentro, há um revestimento parecido com metal, e é aparentemente oca.

"O que reveste a esfera é parecido com palha de aço. Por dentro, parece ser de cobre. Parece um novelo gigante", brinca o também agricultor Glauber Totele, vizinho da fazenda.

Experiente em lavoura, Totele descarta qualquer possibilidade de a esfera ser peça de alguma das máquinas agrícolas. "Inicialmente achei que se tratava de um balão meteorológico. Mas já me disseram que não é. Então, suspeitamos que seja alguma peça de satélite ou coisa assim. Não temos a menor idéia do que se trata e essa peça veio do céu", afirmou.

Ele esteve no local ao lado da namorada, a administradora de agronegócios Therezinha Krisley Martins Cruvinel. Ela fez algumas fotos do misterioso objeto. "É muito estranho. Nunca vi nada igual. Estamos curiosos para saber o que é. E preocupados também, já que essa coisa poderia cair em qualquer lugar. Inclusive numa cidade. Já pensou?"

Ninguém tentou levantar o objeto, mas trabalhadores da fazenda chegaram a movê-la com o pé. "Essa peça deve pesar uns 10 quilos mais ou menos. E caiu de bem alto, já que abriu um buraco no chão", ressalta Jarbas. "Pode não ser nada. Mas pode ser alguma coisa que esteja colocando a minha família e todos os vizinhos em risco", preocupa-se.

Avisados da aparição misteriosa, dois técnicos da Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear) fariam uma visita no final da tarde desta segunda (24) para tentar desvendar o mistério. Até o fim da tarde, a Aeronáutica não havia sido avisada do incidente.

"Estamos enviando dois técnicos ao local. Vamos avaliar apenas se oferece algum tipo de risco para os moradores e tranqüilizar a todos. Mas, se não houver fonte de radiação, não vamos recolher o objeto", disse Rosângela Corrêa, coordenadora da Cnen no Centro-Oeste.

Na região, algumas pessoas já sugerem que a esfera seja parte de alguma nave espacial deixada por extraterrestres. Mas, entre as pessoas ouvidas pelo UOL, ninguém acredita nessa tese. "Não me parece uma nave ou parte de uma. A esfera não tem porta. Tem é duas porcas (partes de parafuso) em cada uma das extremidades. Aquilo é da terra mesmo", finaliza Jarbas Gomes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    $date.format("HH'h'mm", $data)

    -0,74
    3,687
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,63
    85.596,69
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host