UOL Notícias Notícias
 

13/05/2008 - 17h56

Análise: ministra entregou os pontos, diz Lucia Hippolito

Da Redação
Em São Paulo
Menos de uma semana depois de ter sido chamada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "mãe do PAS" (Plano Amazônia Sustentável), a ministra do Meio Ambiente Marina Silva pediu demissão.

Para o colunista do UOL Lucia Hippolito, a ministra entregou os pontos. "A ministra estava sendo mantida como uma espécie de medalha que o presidente Lula usava para os grupos ambientalistas e para as ONGs do exterior. Mas, na verdade, a briga da ministra contra a turma que promove o desmatamento, a turma que quer o desenvolvimento a todo custo e também com aqueles chamados ambientalistas xiitas. Ela meio que se equilibrava entre estes grupos, mas, na verdade, ela estava perdendo a batalha e, hoje, ela entregou os pontos", afirmou a colunista.

Para Hippolito, o descontentamento da ministra com o comando do PAS, a queda de braço com a Casa Civil por conta de licenças ambientais e ausência de estímulo à proteção ao ambiente na nova política industrial do governo Lula pode ter pesado na decisão. "Isso passou ao largo da ministra e do ministério dela", disse.

O ex-governador do Acre Jorge Viana (PT) surge no "banco de apostas" como possível sucessor da ministra.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,16
    3,899
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    -0,74
    98.040,06
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host