UOL Notícias Notícias
 

23/05/2008 - 10h52

Brasil perde 'referência ética' na política, diz Lucia Hippolito

Da redação
"Uma perda terrível para o Brasil", é a opinião da colunista do UOL, Lucia Hippolito, sobre a morte do senador amazonense, Jefferson Péres, do PDT. O senador morreu na manhã desta sexta-feira, na casa onde morava, no bairro de Adrianópolis, em Manaus, e pode ter sido vítima de um infarto.

Segundo Hippolito, Péres era uma das grandes referências éticas do Congresso e da política brasileira. A colunista acredita que o partido do senador, o PDT, vá sofrer com a perda, porque tem passado por um momento delicado, em meio a escândalos. Hippolito cita como exemplo o possível envolvimento do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, no caso BNDES.



De acordo com Hippolito, o senador se mostrava desencantado com a política e chegou a dizer que abandonaria a carreira. Péres foi vereador em Manaus durante muitos anos. Foi eleito senador em 1994 e reeleito em 2002 com uma expressiva votação: quase 600 mil eleitores amazonenses escolheram o nome do político para representar o Estado em Brasília.

A colunista do UOL também lembra que a opinião do senador era muito valorizada no Congresso: "Quando um político queria saber como votar corretamente, procurava o Péres", conta Hippolito.

Péres era professor e advogado com longa carreira política em Manaus. Ocupava vaga no senado desde 1995 e exercia seu segundo mandato de senador.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host