UOL Notícias Notícias
 

24/05/2008 - 01h57

"Consumidores brasileiros vivem período de prosperidade", escreve o The New York Times

O jornal norte-americano The New York Times deste sábado destaca a boa fase do consumo no Brasil. Em matéria chamada "Consumidores brasileiros vivem período de prosperidade" (leia a íntegra da matéria aqui), o NYT destaca o contraste entre a situação no país e nos EUA.

"Os consumidores nos Estados Unidos estão apertando o cinto; os brasileiros estão gastando como se não existisse palavra em português para recessão", escreve o repórter Andrew Downie, do The New York Times.

O jornal destaca o descolamento da América Latina em relação à economia norte-americana. Isso se deve à estabilidade econômica na região, adquirida recentemente.

Em relação ao Brasil, há ainda um outro fator. O preço elevado das commodities, devido à demanda da China, provocou a entrada de capital no país e gerou a criação de empregos. Aumento de investimentos estrangeiros e inflação sob controle também contribuíram para o bom momento econômico do Brasil.

"Resumindo, mais brasileiros têm mais dinheiro", escreve o NYT.

Lula chamou isso de milagre, porém, segundo o jornal, isso é sintoma de algo que há muito era escasso na América Latina: confiança.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h59

    0,06
    4,090
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h06

    0,08
    103.589,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host