UOL Notícias Notícias
 

15/10/2008 - 08h42

UOL altera projeto editorial e gráfico da home page

Da Redação
O UOL estréia nesta quarta-feira uma nova home page, com mudança no projeto editorial e no desenho. O objetivo é melhorar a leitura e a navegação do usuário e atender aos interesses de um público cada vez maior, que chegou à casa dos 15 milhões de pessoas segundo o painel residencial do Ibope NetRatings.

O design, mais limpo, conta com letras maiores e o uso prioritário da cor branca, o que proporciona um ambiente mais arejado. O novo desenho traz mais imagens e em formatos maiores, para acompanhar o crescimento e a melhor definição dos monitores do público e o aumento do acesso em banda larga.

"Entre as premissas do novo desenho estava não diminuir o número de chamadas de conteúdo nem mexer no espaço publicitário, que ocupa as duas colunas à direita da página. Por isso a opção pelo branco: para reduzir o efeito da verticalidade dos elementos que compõem a página", diz Luciana Faria, gerente geral de interface do UOL. Uma nova mudança está sendo preparada para 2009, em que a divisão de espaço entre logotipo e botões fixos, área editorial e espaço publicitário será alterada.

"O novo projeto editorial explicita questões como o uso de medição de audiência em tempo real nas decisões editoriais e a necessidade de manter o discernimento jornalístico e a responsabilidade pública acima do interesse despertado por temas sensacionalistas", diz Márion Strecker, diretora de conteúdo do UOL.

O texto, que ficará público, traz regras sobre freqüência de atualização e relembra que boato não é notícia, entre outros princípios jornalísticos da empresa, cujo controle acionário pertence ao Grupo Folha.

Nos seus 13 anos de vida, esta é a 17ª. vez que o UOL redesenha a sua home page, sem considerar as alterações meramente cromáticas. Desde março de 2008, usa inteiramente o formato com 1024 pixels de largura, já que atualmente esta é a definição que a maior parte do público é capaz de visualizar com conforto.

A home page do UOL é a página mais procurada da Internet brasileira. Atualizada 24 horas por dia, todos os dias do ano, ela se propõe a reunir, num só endereço, um grande número de informações relevantes e confiáveis e o melhor mix de entretenimento e serviços na Web. O objetivo é que atenda públicos com interesses diversos. A dificuldade é fazê-la sintetizar o que há nos mais de mil diferentes canais de conteúdos e serviços do UOL e seus parceiros.

O topo da página será usado para destacar os principais assuntos do dia, em qualquer temática. A nova TV UOL 2.0, que acaba de entrar no ar, ganhou uma área nobre na primeira página, com espaço para quatro vídeos. Essa área vai ser renovada ao menos quatro vezes por dia, para dar conta da grande quantidade de vídeos produzidos pelo UOL e seus parceiros. Já são mais de 65 mil vídeos no acervo da TV UOL 2.0.

Uma das grandes mudanças editoriais é a definição de espaços cativos para as áreas de Esportes e Entretenimento, além da tradicional área de Notícias. Esses três blocos poderão ocupar espaços alternados, a depender do calor das informações de cada área.

No bloco de Notícias, serão destacadas as últimas sobre política, economia, cotidiano, mundo e qualquer outro noticiário que faça diferença à vida do internauta. O UOL tem a mais qualificada rede de fontes de notícias, entre as quais estão a Folha de S.Paulo, as agências Reuters, AFP, AP e EFE, o jornal The New York Times, e a britânica BBC. Artigos de mais de 150 revistas, mais de 20 jornais brasileiros, 6 jornais estrangeiros e 6 jornais online vão disputar espaço nos blocos temáticos e vão também ganhar uma área específica, no pé da página. Os números do mercado financeiro e a previsão do tempo também passam a ter espaço fixo.

Textos, vídeos e fotos sobre futebol, Fórmula-1 e demais as modalidades esportivas, além da cobertura de todos os grandes eventos, estarão reunidos no bloco de Esportes.

Já em Entretenimento, será destacado o que há de novo em televisão, música, cinema, teatro, artes, celebridades, jogos e em todas as outras áreas que contemplem assuntos relacionados à cultura e à diversão.

Conteúdos sobre educação, ciência, saúde, beleza, carros, tecnologia, moda, viagem, jogos, crianças, jovens, gays e bichos continuam à disposição do usuário em blocos temáticos que se revezarão na página.

Mapas, comparativo de carros, guias de viagem, resultado de loterias e informações sobre novelas são outros serviços que poderão ser encontrados a qualquer momento na página. Assim como a Rádio UOL, com busca por música, artista ou álbum.

Com um clique, o usuário poderá acessar a previsão do seu signo e fazer pesquisas escolares. Ainda com um único clique, o internauta entra na área de publicação de seu próprio conteúdo.

Junto a jornais, revistas e downloads, o usuário encontrará áreas com destaques de humor e dos blogs que o UOL hospeda.

Com mudanças significativas editoriais e de design, o UOL apresenta sua nova home page com o compromisso de oferecer de maneira prática e agradável o melhor serviço e o melhor conteúdo da Internet brasileira.

Conheça a política editorial da home page do UOL
O que você achou sobre a mudança? Deixe a sua opinião

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h09

    -1,17
    4,057
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h14

    2,57
    94.304,73
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host