UOL Notícias Notícias
 

15/10/2008 - 11h45

Conheça a política editorial da home page do UOL

A primeira página do UOL propõe-se a reunir e publicar com agilidade as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo; valorizar as melhores produções editoriais do portal, em particular nas áreas de notícias, esporte, entretenimento e vídeo; e expor a qualidade e a diversidade de serviços e conteúdos do UOL e de seus parceiros.

A home page do UOL é vista por milhões de pessoas de perfil heterogêneo. Um dos desafios da edição é reunir assuntos e enfoques que atendam as expectativas de diferentes públicos.

Não há horários pré-fixados para as atualizações. Espera-se que a página reserve surpresas àqueles que a visitam muitas vezes por dia, mas a edição não pode, para isso, abdicar da responsabilidade de manter registradas por um período mais longo as informações mais importantes e de maior impacto na vida das pessoas.

A redação da home page precisa ser ágil, mas impecável. A edição deve ser cuidadosa e criativa. Para tal, é importante planejar com antecedência, mas respeitar a urgência do meio. Todos os links precisam ser checados um a um, antes da publicação. É fundamental que quem edita uma parte da página tenha a noção do conjunto.

A home page está desenhada em blocos. Alguns sempre estarão na página, como os blocos de notícias, entretenimento e esporte. Outros são opcionais. A posição que cada bloco ocupa pode ser intercambiável.

O topo
O topo da home page deve trazer assuntos, fotos, charges e vídeos de grande interesse, de modo a atingir um público cada vez maior. O ideal é que haja um equilíbrio entre notícias, entretenimento e esporte, mas haverá dias em que o assunto de uma área será tão relevante que merecerá ocupar mais espaço ou até todo o topo da página, como dia de eleições, finais de Copa do Mundo ou Carnaval, por exemplo.

Como área mista, o bloco permite explorar melhor os horários. À noite, depois dos telejornais nas televisões, o topo da home page pode ceder espaço para assuntos mais frios, como games, novos canais de música ou bate-papo. Não faz sentido manter o resultado da Bolsa de Valores (que fechou às 17h) como manchete do UOL durante a madrugada, por exemplo (exceto, claro, que a variação seja excepcional).

Outros assuntos, além das principais notícias de política, economia, internacional e cotidiano, podem ganhar o topo da home page. Exemplos: a cobertura de evento relevante como o Enem, a venda de ingressos ou o show de um astro pop, a final de um campeonato de futebol, a temporada de moda, o festival de cinema, o último capítulo da telenovela, a feira de games, o salão de automóveis, um lançamento esperado da indústria de informática ou de eletrônicos, uma mudança importante na legislação de telefonia ou telemarketing, o lançamento de um novo canal ou serviço do UOL.

Notícias
Do bloco de notícias espera-se grande agilidade e enunciados diretos. As notícias que merecerem permanecer por mais tempo na página, pela sua dimensão e importância, precisarão ganhar atualizações constantes e novos enfoques, para não envelhecer a edição aos olhos do visitante freqüente.

Os assuntos prioritários desta área são: fatos que contrariem as expectativas; notícias capazes de provocar comoção (grandes acidentes, fenômenos da natureza); assuntos de interesse geral (política, economia ou cotidiano); o que afeta as finanças pessoais; escândalos políticos.

Entretenimento
O bloco de entretenimento pode ter enunciados mais soltos e bem-humorados. Assuntos relativos a games, televisão, música, cinema e celebridades estão entre os principais. Deve ser atualizado ao menos quatro vezes ao dia, de modo a mostrar dinamismo e riqueza de conteúdos.

Como fotos encantam a audiência, é preciso escolher imagens atraentes ou personagens facilmente reconhecíveis.

Esporte
O bloco de esportes deve trazer as principais notícias, fatos e fotos do mundo esportivo que não estejam no alto da home page. Placares ao vivo, resultados de jogos, notícias sobre clubes de futebol são o foco da área, que deve ser atualizada muitas vezes ao dia, acompanhando a agenda esportiva.

Vídeos
O bloco de vídeos deve ser eclético e pode destacar tanto conteúdo produzido pelo portal como por seus parceiros, fornecedores ou pelo próprio público. A imagem que ilustrará o vídeo deve representá-lo com fidelidade, mas imagens com qualidade estética são preferíveis a stills de baixa qualidade. É aconselhável que seja renovado pelo menos quatro vezes ao dia.

Outros assuntos
Há estações e canais do UOL que têm comportamentos mistos. Ora podem ser classificados como notícias, entretenimento ou esportes, ora ficam fora dessa classificação. Para que não sejam banidos da home, há blocos temáticos que podem contemplar áreas como estilo, moda, gastronomia, tecnologia, educação, carros, viagem, ciência e saúde, finanças pessoais, beleza, bichos, sexo, gay, humor e produtos de interação (fotoblogs colaborativos, cartões, etc).

Aplicam-se as mesmas recomendações feitas aos demais blocos: relevância, atualização constante, surpresa.

O bloco para blogs visa a dar destaque aos blogueiros da redação do UOL, da Folha e do público. Como nas demais áreas, a edição deve privilegiar a diversidade, a qualidade do conteúdo e dos autores. Deve valorizar os nomes fortes entre os blogueiros do portal. Não deve, porém, condenar os blogs a ocupar tão somente este espaço. Havendo relevância, um blog pode e deve ser destacado em qualquer outra área do portal. Recomenda-se também que tenha pelo menos duas atualizações diárias.

O bloco de fotos deve expor as melhores imagens publicadas pelo portal, independentemente do tema. Esse bloco precisa ser inteiramente atualizado no mínimo duas vezes ao dia.


Considerações gerais
1. Boato não é notícia. É muito melhor demorar a publicar uma informação devidamente confirmada do que, pela pressa, correr o risco de publicar informação errada. A credibilidade é o principal valor do portal.

2. Quando mais de uma fonte de informação publicar uma mesma notícia, a chamada da home page deve dar link prioritariamente para a fonte que deu a notícia primeiro, e, depois, para a fonte que melhor explorar a notícia.

3. As imagens devem ter qualidade estética, além de informativa, a menos que a importância da notícia imponha o contrário.


4. Os sistemas de medição de audiência em tempo real podem e devem ser usados pela equipe da home page, de modo a balizar o tempo e a forma de exposição de cada assunto. Mas o interesse da audiência por temas escabrosos e sensacionalistas ou o desinteresse do público por temas difíceis não devem obstruir a capacidade de discernimento jornalístico da equipe e a responsabilidade pública do portal.

5. A equipe que atualiza a home page do UOL precisa evitar agir em "piloto-automático". Deve se perguntar, diariamente, o que de novo, importante ou diferente proporcionou ao público.

6. O planejamento evita desperdícios. Quem edita a home deve saber quais são os principais investimentos editoriais de todas as áreas de conteúdo.

7. Os temas e os enunciados devem ser adequados ao horário, ao dia da semana e ao público-alvo da chamada. Exemplos: o UOL evita chamar em sua primeira página conteúdos infantis à noite, e, da mesma forma, conteúdos adultos só entram na primeira página no período noturno; nos finais de semana, esportes e entretenimento costumam ganhar mais visibilidade.

8. Os enunciados devem ser diretos. Podem ser bem-humorados, desde que não expressem preconceitos. O vocabulário não deve ser rebuscado. A linguagem deve ser acessível ao grande público.

9. Siglas e abreviaturas devem ser evitadas, exceto quando de uso corrente.

10. Os links devem levar o internauta diretamente à página que aprofunde o conteúdo chamado. Links podem ser dados a páginas intermediárias apenas nos casos em que isso seja claramente mais conveniente para o público.

11. Publicação de textos e chamadas sobre a empresa ou sobre empresas diretamente concorrentes requer consulta prévia à Direção de Conteúdo;


Arquivamento
Desde de julho de 2006, o UOL "fotografa" diariamente a primeira página, em horários pré-determinados, e mantém esse arquivo aberto para consulta dos profissionais e do público. Os arquivos podem ser vistos no seguinte endereço: http://noticias.uol.com.br/arquivohome/.


Erros
O UOL tem desde 2007 um programa de controle de erro que permite ao público advertir o portal instantaneamente sobre problemas encontrados. Também no pé da home page aparece o link Comunicar Erro. Os erros corrigidos ficam arquivados no seguinte endereço: http://noticias.uol.com.br/erratas/.



Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,71
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,37
    64.938,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host