UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

30/10/2004 - 14h27
Morre a princesa Alice, decana da família real, aos 102 anos

LONDRES, 30 out (AFP) - A princesa Alice, tia da rainha Elizabeth II e decana da família real inglesa, morreu na sexta-feira aos 102 anos, anunciou o Palácio de Buckingham na manhã deste sábado.

Segundo o comunicado real, Lady Alice Christabel Montagu Douglas Scott, terceira filha do sétimo duque de Buccleuch, morreu enquanto dormia.

Nascida em 25 de dezembro de 1901 em Montagu House, residência familiar londrina ocupada hoje pelo ministério da Defesa, a duquesa de Gloucester era a viúva do príncipe Henry - terceiro filho do rei George V e da rainha Mary -, com quem se casou em 1935 na capela do Palácio de Buckingham.

Desde 1995, a duquesa vivia no palácio de Kensington, em Londres, com seu filho, o atual duque de Gloucester, e sua família.

"Nos últimos anos, a princesa Alice foi perdendo pouco a pouco a memória, e já não pode mais se comunicar como ela quer", declarou seu filho em comunicado divulgado na internet em julho de 2000.

"Em conseqüência, minha mãe já não se sente mais confiante para cumprir suas obrigações oficiais, nem para enfrentar o clamor das manifestações públicas", acrescentou então.

Alice passou vários meses no Quênia no início dos anos 30, e após a Segunda Guerra Mundial morou com seus dois filhos em Camberra, na Austrália, onde seu marido foi governador.

Durante a guerra, a princesa trabalhou com a Cruz Vermelha e com enfermeiras militares antes de dirigir, a partir de 1943, as forças auxiliares femininas na Royal Air Force.

O marido de Alice foi durante vários anos o regente potencial, a partir de 1937, em caso de que seu irmão, o rei George VI, tenha falecido de forma prematura deixando o trono a Elizabeth, que tinha então apenas 10 anos.

Viúva desde 1974, Alice também tinha sofrido a perda de seu filho mais velho, William, que morreu aos 30 anos em um acidente de avião.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA