UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

20/02/2005 - 20h54
José Sócrates, um reformista que admira o modelo escandinavo renovado

Por Daniel Silva=(FOTOS)= LISBOA, 18 fev (AFP) - O líder da oposição socialista portuguesa, José Sócrates, cujo partido conquistou pela primeira vez maioria absoluta nas eleições legislativas deste domingo, se apresenta como um reformista partidário do mercado.

O ex-ministro do Meio Ambiente, que protagonizou uma rápida ascensão dentro de seu partido, admira o primeiro-ministro trabalhista britânico, Tony Blair, apesar de suas divergências sobre o Iraque.

Este engenheiro de formação afirma que gosta do modelo escandinavo encarnado pelo chefe de Governo sueco, Goeran Persson, que "nunca renunciou a um Estado forte que concilie elevada competitividade com alto nível de proteção social".

Durante sua campanha, prometeu aliviar o peso da função pública e propiciar um "choque tecnológico" para melhorar o sistema educacional, com pesquisa e inovação.

José Sócrates também prometeu priorizar o combate ao desemprego, que registra o maior nível dos últimos seis anos, e às desigualdades.

Militante do Partido Socialista desde 1981, Sócrates, de 47 anos, foi eleito secretário-geral em setembro, batendo dois candidatos mais à esquerda.

Deputado com 30 anos, ganhou notoriedade na defesa dos consumidores e conquistou os meios de comunicação. A revista 'Expresso' o designou o melhor novo deputado no ano seguinte.

Sócrates, que se define "muito liberal" em temas da sociedade, foi o primeiro deputado a falar de Aids no Parlamento e também defendeu a imposição de contas detalhadas às operadoras telefônicas.

Em 1995, foi secretário de Estado para o Meio Ambiente e depois ministro adjunto do premier Antônio Guterres, responsável pela pasta de Juventude, Esportes e Luta contra as Drogas.

Ministro do Meio Ambiente e Ordenação Territorial em 1999, lutou com êxito para que Portugal organizasse a Eurocopa-2004 de futebol.

Obstinado, às vezes irascível, o rosto de Sócrates só fica menos tenso em campanha quando está cercado de crianças. "É um homem reto e honrado", diz um membro fundador do PS, mas alguns criticam sua frieza e rigidez.

"Sou sóbrio e tímido", responde José Sócrates, que confessa um temperamento sanguíneo. "Eu era muito alegre, mas a morte de minha irmã (em 1988) me transformou", explicou em julho do ano passado em uma entrevista à revista 'Expresso'.

Nascido no Porto (norte), foi criado pelo pai, um arquiteto separado, enquanto seu irmão e sua irmã ficaram com a mãe.

Sócrates corre todas as manhãs e cuida muito de suas roupas. Protege zelosamente sua vida privada, mantém boas relações com a ex-mulher Sofia Fava e passa muito tempo com os dois filhos, de 11 e 9 anos, segundo um amigo.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA