UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

06/04/2005 - 14h56
Morre o príncipe Rainier III de Mônaco

= (FOTOS + INFOGRAFIA) = MÔNACO, 6 abr (AFP) - O príncipe Rainier III de Mônaco faleceu nesta quarta-feira aos 81 anos de idade no centro cardiotorácico do principado, depois de um reinado de 55 anos, e será sucedido no trono por seu filho, o príncipe regente Albert II.

"Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Rainier III faleceu nesta quarta-feira, 6 de abril de 2005, às 6H35 da manhã no centro cardiotorácico de Mônaco", informou um comunicado do gabinete do principado.

"A morte foi causada por afecções broncopulmonares, cardíacas e renais que haviam obrigado a sua internação no centro no dia 7 de março", acrescentou.

Pouco antes das 08h30 locais (06h30 de Brasília), os sinos de todas as igrejas do principado dobraram, após o anúncio do falecimento.

Vinte e três anos depois da trágica morte da princesa Grace de Mônaco, o principado voltou a se vestir de luto. O preto era a cor predominante, colocado em bandeiras monegascas, que já estavam a meio pau, devido ao falecimento do Papa.

Em volta do palácio começou um intenso tráfego de veículos oficiais.

O corpo de Rainier foi levado imediatamente do hospital para o palácio, onde a família pôde se reunir e rezar, segundo fontes próximas. A princesa Caroline chegou ao palácio de manhã, visivelmente abatida com o falecimento do pai.

O corpo deverá ser exposto na capela palaciana durante três dias para que todos possam prestar sua última homenagem.

"É uma grande pena, pois secretamente tínhamos esperanças, apesar de que sabíamos que o príncipe estava gravemente doente", declarou à emissora de televisão local TMC o arcebispo de Mônaco, monsenhor Bernard Barsi.

"Rainier era um dos nossos", confidenciou um carabinieri monegasco aposentado, visivelmente emocionado.

Membros da realeza, chefes de Estado e dignatários de todos os níveis enviaram imediatamente suas condolências à família Grimaldi e aos monegascos. Entre estas condolências estavam as da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, e do presidente francês, Jacques Chirac.

Segundo uma fonte próxima ao palácio, os funerais serão celebrados na sexta-feira, 15 de abril, mas o palácio não publicou qualquer comunicado oficial sobre a data dos funerais.

O corpo do príncipe Rainier deve ser enterrado na cripta da catedral, ao lado de sua esposa, Grace, a ex-estrela de Hollywood feita princesa, que faleceu em 14 de setembro de 1982 em um acidente de carro.

Após sua hospitalização em 7 de março, Rainier deu entrada à unidade de tratamento intensivo do centro cardiotorácico no dia 22, devido a complicações pulmonares. Os médicos do soberano afirmaram na ocasião que as possibilidades de sobrevivência eram pequenas.

O filho de Rainier, o príncipe herdeiro Albert, de 47 anos, havia sido designado regente do principado no dia 31 de março devido ao "impedimento" físico de seu pai. Com a morte de Rainier, ele se torna o novo soberano do principado.

"O príncipe Rainier III já não está entre nós. Foi arrancado do afeto dos seus e de seu povo (...) É a hora da dor e cada qual se sente órfão aqui no Principado, tão marcado por sua obra", afirmou em um comunicado o ministro de Estado (primeiro-ministro) Patrick Leclercq.

"Rendamos, com dignidade e respeito, a imensa homenagem que se deve a ele por uma obra da qual o mundo inteiro ouviu o eco e nós os benefícios. O Estado soberano de Mônaco está hoje mais firme do que nunca, inscrito na letra e nos espíritos. E é a ele a quem devemos isso", acrescenta a nota.

"Saudar sua memória com nossas orações e nossas lágrimas também é comprometer-nos à fidelidade com o futuro. Essa é a mensagem que nos corresponde dar ao novo soberano, Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Albert II", concluiu o comunicado.

Rainier nasceu no dia 31 de maio de 1923, filho do príncipe Pierre de Polignac, que se tornou um Grimaldi no dia 18 de março de 1920, e da princesa Charlotte de Mônaco.

Estudou no colégio Summerfield na Grã-Bretanha, no colégio do Castelo de Rosey na Suíça e na França, em particular em Montpellier. Depois do bacharelado, ingressou na Faculdade de Ciências Políticas de Paris.

No dia 19 de novembro de 1949, o príncipe Rainier sucedeu, aos 26 anos, seu avô, o príncipe Louis II, falecido no dia 9 de maio do mesmo ano. A princesa Charlotte havia renunciado a reinar cinco anos antes.

O príncipe se casou no dia 18 de abril de 1956 com a estrela de Hollywood Grace-Patricia Kelly, nascida em 12 de novembro de 1929 na Filadélfia (Estados Unidos).

Deste casamento nasceram três filhos: a princesa Caroline, em 23 de janeiro de 1957, o príncipe herdeiro Albert, em 14 de março de 1958, e a princesa Stephanie, em 1º de fevereiro de 1965. Suas filhas lhe deram sete netos.

A princesa Grace Kelly morreu tragicamente no dia 14 de setembro de 1982 em um acidente automobilístico nas colinas de Mônaco. A princesa Stephanie ficou gravemente ferida.

Sob o principado de Rainier III, Mônaco registrou um forte desenvolvimento econômico e turístico.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA