UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

11/04/2005 - 12h44
Botero expõe obras alusivas à tortura de presos no Iraque

BOGOTÁ, 11 abr (AFP) - O horror das torturas cometidas por soldados americanos na prisão iraquiana de Abu Ghraib "clamava por ser pintado", disse nesta segunda-feira o artista plástico colombiano Fernando Botero, após o surgimento de um compêndio de 50 obras suas sobre o tema, que serão expostas em Roma.

"Há coisas que não se pode deixar passar porque são terríveis demais. Um pintor que pode dizer algo, tem que dizer", afirmou Botero, de 72 anos, em entrevista à rádio colombiana RCN desde seu ateliê na rue Dragon, em Paris, onde está temporariamente.

A revista colombiana Diners reproduz em sua edição desta segunda-feira parte das 50 pinturas e desenhos feitos por Botero sobre as torturas no Iraque, os quais serão exibidos a partir de 16 de junho no Palácio Veneza de Roma.

De acordo com a Diners, todas as peças da exposição são intituladas simplesmente de Abu Ghraib e numeradas de 1 a 50. Incluem dois enormes trípticos, um conjunto de três telas de grandes proporções, assim como dezenas de desenhos de tamanho médio.

As torturas de Abu Grahib "são o terror do nosso tempo e uma causa de indignação que não pode ser evitada", disse à RCN Botero, que considerou que suas obras vão além das centenas de fotografias que documentam as torturas.

"O pintor tem a capacidade de tornar visível o invisível", ressaltou, após relatar que muitas de suas pinturas se baseiam em documentos e testemunhos sobre os quais não havia registro gráfico.

Botero elogiou que muitos americanos tenham erguido a voz para protestar contra o ocorrido no Iraque. "A maior parte dos americanos é contra a tortura, uma prática que não corresponde a um país como os Estados Unidos", acrescentou.

O artista disse ter ficado afetado "assim como todo mundo de que isto tivesse acontecido e deste mal-estar e indignação surgiram estes quadros".

Botero advertiu ainda que estas 50 obras não serão as únicas. "Ainda não acabei de dizer o que quero sobre este tema", concluiu.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA