UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

02/05/2005 - 14h28
Cuba revela participação de seus engenheiros militares na Guerra do Vietnã

HAVANA, 2 maio (AFP) - Engenheiros militares cubanos participaram da ampliação da famosa rota Ho Chi Minh em plena Guerra do Vietnã contra os Estados Unidos (1965-1975), segundo uma entrevista feita com um colaborador do projeto, publicada no jornal Juventude Rebelde.

O coronel cubano Roberto León contou ao jornal um dos maiores segredos deste conflito, quando liderou um grupo de 23 construtores militares cubanos e cerca de 50 vietnamitas, que trabalharam nesse sistema de vias secretas durante sete meses.

A rota Ho Chi Minh, uma rede de estradas e túneis que se estendia por mais de 16 mil quilômetros escondida no meio da selva, "permitiu o avanço para o sul das tropas vietnamitas em sua luta pela reunificação do país" e contou com o apoio de Cuba a partir de 1973, disse.

O militar da reserva lembrou que a construção do caminho entre o norte e o sul começou em 1959 e durou 15 anos, mas foi em setembro de 1973, durante a visita do presidente Fidel Castro à frente Sul vietnamita, que as autoridades do país pediram o treinamento de técnicos, equipes e instrutores para ampliá-lo.

Um grupo de 43 vietnamitas chegou a Cuba em novembro de 1973 como resultado destes acordos e recebeu treinamento em construções militares na ilha, retornando depois ao seu país, junto com os treinadores cubanos.

A chegada por via marítima dos equipamentos de construção comprados por Cuba no Japão aconteceu em outubro de 1974 e depois de percorrer 250 km de caminhos destruídos pelos bombardeios americanos, começaram as obras de pavimentação da estrada.

León lembra que até o final de abril de 1975, seus discípulos e subordinados pavimentaram 2.420 m de estrada, 1.710 m entre cordilheiras de montanhas de difícil acesso.

Mais de 30 anos depois de ter dirigido as operações de ampliação do caminho. León lembrou as intensas jornadas de trabalho sob um forte calor de dia e baixas temperaturas à noite, um dos "segredos melhor guardados da Guerra do Vietnã".

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA