UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

13/05/2005 - 14h06
Morre o produtor musical Eddie Barclay

= (FOTO) =PARIS, 13 mai (AFP) - O produtor e editor musical francês Eddie Barclay, de 84 anos, faleceu vítima de uma parada cardíaca nesta quinta-feira, em Paris, informaram fontes familiares nesta sexta-feira.

Eddie Barclay era uma das personalidades mais conhecidas no mundo da música na França e um homem símbolo entre as celebridades.

Em comunicado enviado de Saint-Tropez (sudeste da França), a atriz Brigitte Bardot declarou seu pesar com "o falecimento de um dos últimos grandes homens".

Barclay, cujo nome de batismo era Edouard Ruault, era um dos melhore caça-talentos e descobriu artistas como Charles Aznavour, Jacques Brel, Léo Ferré, Dalida, Mireille Mathieu, Claude Nougaro e Eddy Mitchell.

O produtor morreu vítima de uma parada cardíaca na noite de quinta-feira no hospital parisiense Ambroise Pare, onde estava internado há duas semanas.

Era "um grande cavalheiro", disse Mireille Mathieu à AFP. "Eddy Barclay foi o meu primeiro produtor de discos (...) Ele me chamava 'a pequena'", acrescentou.

Era também "um grande músico de jazz" e amava seu "trabalho de produtor e vivia para esta paixão, sempre procurando novos talentos", disse Mathieu.

O prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, declarou, por sua vez, que "o mundo da canção perdeu um grande profissional, ao mesmo tempo que um apaixonado, comprometido com a liberdade de criação e sempre respeitoso da identidade dos artistas aos quais produzia".

Contratado como pianista em um bar parisiense, Eduard Ruault mudou seu nome pelo pseudônimo mais "americano" de Eddie Barclay.

Em 1949, Barclay decidiu produzir seus próprios discos, com o selo "Blue Star".

Mas foi em 1955, voltando dos Estados Unidos, que ele implantou na França o disco de vinil, surgido do outro lado do Atlântico, e sua carreira de produtor alcançou o auge.

Anfitrião renomado, admirador de festas badaladas, Eddie Barclay casou-se oito vezes, a última em junho de 1988 com Carolina, uma jovem de 21 anos. O casal se separou oficialmente no fim de 1996.

Em 1979, afetado por um câncer de garganta, Barclay lutou duramente contra a doença. Um ano anos havia vendido sua empresa ao grupo Polygram e à Sociedade General e passou a viver em Saint Tropez.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA