UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

17/05/2005 - 00h11
Crianças que tiveram câncer são adultos mais propensos a doenças

ORLANDO, EUA, 16 maio (AFP) - As crianças que superaram o câncer nas décadas de 70 e 80 têm cinco vezes mais chances de desenvolver sérios problemas de saúde depois dos 45 anos, revela um estudo publicado nesta segunda-feira na conferência anual da American Association of Clinical Oncology (ASCO).

"Esta pesquisa representa a primeira avaliação da frequência de problemas de saúde nos sobreviventes de câncer durante a infância", destacou Kevin Oeffinger, do centro médico da Universidade Southwestern do Texas.

"A imensa maioria destes sobreviventes do câncer terão aos trinta ou quarenta anos problemas decorrentes das terapias utilizadas para eliminar os tumores, como radioterapia e quimioterapia".

Os pesquisadores compararam a frequência de patologias graves entre 10.397 adultos de 18 a 48 anos que tiveram câncer na infância entre 1970 e 1986 a outro grupo de adultos sem histórico de câncer.

Aos 45 anos, 57,1% dos que tiveram câncer apresentaram problemas "moderados" de saúde, como insuficiência cardíaca, coágulos nos pulmões e cirrose hepática, contra 18,2% do segundo grupo.

Entre os mais idosos, 37% registraram sérios problemas de saúde, como câncer, doenças do coração, insuficiência renal ou paralisia de membros, contra apenas 4,6% do outro grupo. Atualmente, a evolução dos tratamentos contra o câncer permitem que as crianças tratadas tenham menos risco de enfrentar problemas de saúde quando adultas, destacam os investigadores.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA