UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

02/12/2005 - 15h46
Chirac e seu governo são acusados de boicotar celebração de Austerlitz

PARIS, 2 dez (AFP) - O presidente da França, Jacques Chirac, e seu governo foram acusados pelos próprios aliados políticos e historiadores de não assumirem o passado do país e "boicotar", nesta sexta-feira, as cerimônias do centenário da vitória de Napoleão em Austerlitz.

No momento em que milhares de admiradores de Napoleão se reuniam em Austerlitz, República Tcheca, para reviver a batalha considerada a maior vitória militar do imperador, na França o acontecimento era comemorado discretamente, e em meio a uma polêmica. Várias associações dos departamentos franceses de ultramar lembraram que Napoleão foi um personagem histórico polêmico, principalmente por ter retomado em 1802 a escravidão abolida pela Revolução.

A única cerimônia oficial organizada na França estava marcada para a tarde desta sexta-feira, na Praça Vendome, em Paris, na presença do chefe do estado-maior do Exército, mas na ausência de Jacques Chirac e do primeiro-ministro Dominique de Villepin. Chirac estava em Bamako, na reunião de cúpula França-África, e De Villepin disse que "nunca pensou em incluir a cerimônia" em sua agenda.

As críticas mais acirradas vieram das próprias fileiras da maioria parlamentar, que acusaram o governo de ceder a pressões "politicamente em voga" no momento em que o passado colonial francês continua sendo alvo de polêmicas.

Um deputado do partido UMP, no poder, destacou o "contraste" entre a atitude do governo francês e a celebração pelo governo britânico da batalha de Trafalgar. A essas críticas somou-se a de Emmanuel Le Roy Ladurie, um dos historiadores mais respeitados da França.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA