UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

10/02/2006 - 14h53
Fatmir Sejdiu é o novo presidente do Kosovo

PRISTINA, Sérvia e Montenegro, 10 fev (AFP) - O Kosovo elegeu nesta sexta-feira o moderado Fatmir Sejdiu para suceder ao presidente Ibrahim Rugova, cuja morte, no mês passado, deixou um vazio político a poucos meses das negociações sobre o status do território sérvio.

Sejdiu, de 54 anos, que é membro do partido de Rugova, a Liga Democrática do Kosovo (LDK), era candidato único na eleição parlamentar.

"Declaro Fatmir Sejdiu presidente do Kosovo", disse o presidente do Parlamento, Nexhat Daci, depois de mais de duas horas de votação.

O pedido de escolha de um substituto para Rugova, que era visto pela maioria albanesa como "Pai na Nação", foi apresentado na segunda-feira por Soren Jessen-Petersen, o chefe da missão da ONU que administra a província.

O diplomata dinamarquês desejava ver o processo terminado antes da sessão regular sobre o Kosovo, que será realizada na terça-feira pelo Conselho de Segurança.

Os albaneses do Kosovo, que legalmente continua sendo uma província sérvia, reivindicam total independência de Belgrado. A província é um protetorado da ONU desde o bombardeio da OTAN, que forçou a retirada das forças sérvias em 1999.

"Este trabalho representa um fardo considerável para mim, já que foi desenvolvido anteriormente por nosso histórico presidente", disse Sejdiu.

"Vou fazer o melhor possível para que a equipe de negociadores termine com êxito as negociações em 2006, de acordo com o desejo do povo de Kosovo", acrescentou.

Sejdiu era um dos aliados mais próximos de Rugova, que morreu de câncer no pulmão, aos 61 anos, em 21 de janeiro.

Uma terceira sessão eleitoral teve de ser realizada nesta sexta-feira, já que nas duas primeiras não possível estabelecer uma maioria de dois terços das 120 cadeiras da assembléia

Sejdiu é professor de direito da Universidade de Pristina, fala inglês e francês e é originário de um povoado perto da cidade de Podujevo, no norte do Kosovo. É casado e tem três filhos.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA