UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

09/03/2006 - 22h08
Lista da Forbes tem número recorde de bilionários em 2006

NOVA YORK, 9 mar (AFP) - Os bilionários nunca foram tantos, de acordo com o ranking 2006 da revista "Forbes" com as maiores fortunas do mundo, na qual o fundador da gigante Microsoft, Bill Gates, se mantém no topo, como o mais rico do planeta.

Em um ano, o clube dos bilionários recebeu 102 novos membros, chegando a 793 nomes, em grande parte graças aos resultados financeiros mundiais, de acordo com a "Forbes". Mais da metade é formada por self-made men que construíram seu próprio império.

A bolada acumulada por estas 793 fortunas atinge a marca de 2,6 trilhões de dólares, ou seja, pouco mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha, locomotiva européia que é hoje a sétima economia mundial.

As cinco primeiras fortunas refletem a distribuição mundial da riqueza: os mais ricos são dos Estados Unidos, depois vem a Europa, enquanto Ásia e América Latina começam a mostrar uma certa força, com o mexicano Carlos Slim no terceiro lugar.

Com uma fortuna que em um ano pulou de 46,5 bilhões para 50 bilhões de dólares, o americano Bill Gates, de 50 anos, lidera a lista pelo 12º ano consecutivo. Seu compatriota Warren Buffett, influente investidor que dirige os fundos de investimento Berkshire Hathaway, segue na segunda posição, com uma fortuna de 42 bilhões.

O magnata mexicano das telecomunicações, Carlos Slim, que multiplicou sua fortuna em 2004, ficou ainda mais rico em 2005, subindo do quarto para o terceiro lugar, desbancando o indiano Lakshmi Mittal. Este último, que tinha quadruplicado sua fortuna em 2005 graças ao seu grupo siderúrgico, ficou em quinto.

Mittal, que recebeu muita atenção da imprensa nos últimos meses devido a sua intenção de comprar o concorrente europeu Arcelor, ostenta uma fortuna de 23,5 bilhões, ficando atrás dos 28 bilhões do sueco Ingvar Kamprad, fundador da rede de lojas de projeto interior Ikea.

O presidente do grupo de luxo LVMH, o francês Bernard Arnault, está em sétimo, com uma fortuna de 21,5 bilhões de dólares. Arnault superou sua compatriota Liliane Bettencourt (L'Oréal), que aparece em 15º com seus 16 bilhões de dólares. Ela foi a mulher mais rica do mundo em 2005, entre as 78 que figuram na lista.

Na classificação, 371 bilionários são americanos. A família Walton, acionista majoritária da maior companhia de venda varejista do mundo, Wal-Mart, ocupa cinco lugares, do 17º ao 21º, com fortunas de cerca de 15,7 bilhões cada um, ou seja, 79 bilhões divididos entre os cinco.

Pelo menos 33 fortunas provêm da América Latina, sendo 16 do Brasil e dez do México.

No Velho Continente - que tem 196 bilionários no total -, os mais ricos são alemães (55). Também há 33 russos, entre eles o magnata do petróleo Roman Abramovich, e 14 franceses.

A Ásia conta com 115 bilionários, com 27 no Japão. As surpresas do ano são a falta de brilho da China, que incluiu apenas oito nomes na lista, enquanto a Índia incorporou dez novos multimilionários em um ano, totalizando 23.

A África continua ausente.

A bilionária mais jovem é Hind Hariri, filha do ex-premier libanês Rafik Hariri, que aos 22 anos ostenta uma fortuna de 1,4 bilhão de dólares.

De 32 e 33 anos, respectivamente, os fundadores do motor de busca na Internet Google, Sergey Brin e Larry Page, aumentaram em um ano sua riqueza, de 7,2 bilhões a 12,8 bilhões de dólares cada um, situando-se em 26º e 27º.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA