|  |  29/03/2006 - 09h06 Do cosmonauta ao taikonauta, dezenas de nacionalidades no espaço Por Christophe Parel PARIS, 29 mar (AFP) - O Brasil enviará nesta quinta-feira o seu primeiro homem ao espaço a bordo de uma nave russa Soyouz, passando assim a fazer parte dos países que estão representados por astronautas em vôos soviéticos, russos ou americanos.
Em 2003, a China mandou o seu primeiro taikonauta ao espaço.
Desde 12 de abril de 1961, data do primeiro vôo espacial do soviético Yuri Gagarin, até o final dos anos 70, a corrida espacial era destinada exclusivamente a astronautas americanos e cosmonautas soviéticos, com a guerra fria como pano de fundo.
Em março de 1978, o cosmonauta tcheco Vladimir Remek realizou uma viagem de uma semana a bordo da uma nave soviética Soyouz.
Cinco anos depois, os Estados Unidos, em um primeiro momento reticente a aceitar estrangeiros a bordo, inaugurou uma nova era em sua aventura espacial ao convidar o físico da Alemanha Ocidental Ulf Marbold para um vôo da Nasa em novembro de 1983.
Até agora, os soviéticos conduziram para o espaço 11 representantes de outros países, principalmente do bloco do Leste - entre eles o polonês Miroslav Hermanszewski (junho de 1978), o alemão oriental Sigmund Jahn (agosto de 1978), o cubano Arnaldo Tamayo Méndez (setembro de 1980) ou o mongol Jougdermindun Gourragtcha (março de 1981).
Os outros foram da Hungria, Bulgária, Vietnã, Romênia, Índia e França.
A lista de nacionalidades a bordo das naves americanas também é ampla: suas missões levaram para o espaço dezenas de nacionalidades, entre eles o saudita Sultan Salman al-Saud (junho de 1985), o italiano Franco Malerba (julho de 1992), os espanhóis Pedro Duque e Miguel López-Alegría, o mexicano Rodolfo Neri Vela, canadenses, franceses, japoneses, holandeses e outros vindos de países como Grã-Bretanha, Austrália, Bélgica, Suíça e Ucrânia.
O primeiro astronauta israelense, Ilan Ramón, morreu na explosão do ônibus espacial americano Columbia no dia 1º de fevereiro de 2003.
A estação Mir, destruída em 2001, abrigou cidadãos do Afeganistão, Áustria, Cazaquistão, Eslováquia e Síria.
No dia 15 de outubro de 2003, a China foi o terceiro país a realizar um vôo tripulado em toda a História da conquista espacial.
Em 2001, novo fenômeno: o multimilionário americano Dennis Tito se converteu no primeiro turista do espaço a visitar a Estação Espacial Internacional, seguido em 2002 por Mark Shuttleworth, um abastado sul-africano de 28 anos, primeiro africano no espaço. Em 2005, outro americano também fez a sua viagem ao espaço Greg Olsen, de 59 anos. Os três viajaram a bordo da Soyouz.  |  | |