UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

29/03/2006 - 09h06
Do cosmonauta ao taikonauta, dezenas de nacionalidades no espaço

Por Christophe Parel PARIS, 29 mar (AFP) - O Brasil enviará nesta quinta-feira o seu primeiro homem ao espaço a bordo de uma nave russa Soyouz, passando assim a fazer parte dos países que estão representados por astronautas em vôos soviéticos, russos ou americanos.

Em 2003, a China mandou o seu primeiro taikonauta ao espaço.

Desde 12 de abril de 1961, data do primeiro vôo espacial do soviético Yuri Gagarin, até o final dos anos 70, a corrida espacial era destinada exclusivamente a astronautas americanos e cosmonautas soviéticos, com a guerra fria como pano de fundo.

Em março de 1978, o cosmonauta tcheco Vladimir Remek realizou uma viagem de uma semana a bordo da uma nave soviética Soyouz.

Cinco anos depois, os Estados Unidos, em um primeiro momento reticente a aceitar estrangeiros a bordo, inaugurou uma nova era em sua aventura espacial ao convidar o físico da Alemanha Ocidental Ulf Marbold para um vôo da Nasa em novembro de 1983.

Até agora, os soviéticos conduziram para o espaço 11 representantes de outros países, principalmente do bloco do Leste - entre eles o polonês Miroslav Hermanszewski (junho de 1978), o alemão oriental Sigmund Jahn (agosto de 1978), o cubano Arnaldo Tamayo Méndez (setembro de 1980) ou o mongol Jougdermindun Gourragtcha (março de 1981).

Os outros foram da Hungria, Bulgária, Vietnã, Romênia, Índia e França.

A lista de nacionalidades a bordo das naves americanas também é ampla: suas missões levaram para o espaço dezenas de nacionalidades, entre eles o saudita Sultan Salman al-Saud (junho de 1985), o italiano Franco Malerba (julho de 1992), os espanhóis Pedro Duque e Miguel López-Alegría, o mexicano Rodolfo Neri Vela, canadenses, franceses, japoneses, holandeses e outros vindos de países como Grã-Bretanha, Austrália, Bélgica, Suíça e Ucrânia.

O primeiro astronauta israelense, Ilan Ramón, morreu na explosão do ônibus espacial americano Columbia no dia 1º de fevereiro de 2003.

A estação Mir, destruída em 2001, abrigou cidadãos do Afeganistão, Áustria, Cazaquistão, Eslováquia e Síria.

No dia 15 de outubro de 2003, a China foi o terceiro país a realizar um vôo tripulado em toda a História da conquista espacial.

Em 2001, novo fenômeno: o multimilionário americano Dennis Tito se converteu no primeiro turista do espaço a visitar a Estação Espacial Internacional, seguido em 2002 por Mark Shuttleworth, um abastado sul-africano de 28 anos, primeiro africano no espaço. Em 2005, outro americano também fez a sua viagem ao espaço Greg Olsen, de 59 anos. Os três viajaram a bordo da Soyouz.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA