UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

19/06/2006 - 15h18
Pela primeira vez, uma bispa presidirá a Igreja episcopal americana

CHICAGO, EUA, 19 Jun (AFP) - A Igreja episcopal dos Estados Unidos, braço nacional da Igreja anglicana, anunciou que pela primeira vez em sua história será presidida por bispa, após anos de resistência em uma instituição já dividida pela escolha de um bispo declaradamente homossexual.

Katharine Jefferts Schori, bispa da diocese episcopal de Nevada, foi eleita no domingo chefe da Igreja episcopal americana, que conta com 2,3 milhões de membros, durante convenção geral em Columbus (Ohio, norte).

A Assembléia de Bispos, reunida na 75ª convenção geral da Igreja, elegeu Jefferts Schori entre seis candidatos homens.

"A decisão deste dia é o fruto do testemunho e do ministério de bispas, sacerdotes e diáconos na vida da nossa Igreja", declarou o atual bispo presidente, o Primado Frank Griswold, em um comunicado que se seguiu à eleição.

"A bispa Jefferts Schori é uma pessoa dotada de inteligência, coração e espírito e estou completamente certo de que a Igreja e a Comunhão serão abençoados por seu ministério nos próximos anos", acrescentou Griswold em um comunicado publicado no site da Igreja na internet.

Jefferts Schori, de 52 anos, é doutora em Oceanografia e trabalhou no serviço de pesca da Marinha americana. Segundo sua biografia, é casada com um professor de Topologia e tem uma filha na Força Aérea dos Estados Unidos.

A escolha de Jefferts Schori, que fala fluentemente o espanhol e pertence à ala mais liberal da Igreja episcopal americana, representa uma vitória para as mulheres bispos. A maioria das seções da Igreja anglicana no mundo até agora se negaram a apontar bispos que não fossem homens.

Em 2003, a Igreja episcopal americana aprovou a eleição do primeiro bispo abertamente homossexual, Gene Robinson, na diocese de New Hampshire (leste), uma decisão que Jefferts Schori apoiou.

No início de maio, a instituição esteve à beira de um cisma ao eleger um heterossexual entre três candidatos declaradamente homossexuais para dirigir a diocese da Califórnia (oeste).

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA