UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

20/09/2006 - 14h02
Multimilionária americana chega à Estação Espacial Internacional

Por Victoria Loginova=(FOTOS)=KOROLEV, Rússia, 20 Set (AFP) - A primeira turista espacial do sexo feminino, Anousheh Ansari, uma cidadã americana nascida no Irã, chegou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) nesta quarta-feira para umas 'férias cósmicas' multimilionárias.

Ansari, que foi levada à ISS a bordo da nave russa Soyuz, vai passar os próximos oito dias junto com cinco astronautas profissionais.

O centro de controle de vôo, em Korolev, arredores de Moscou, mostrou imagens ao vivo de Ansari e dos dois astronautas que viajaram com ela entrando na ISS e sendo recebidos pelos atuais ocupantes da estação espacial.

Ansari, que usava boné preto de beisebol e camiseta amarela, abriu um largo sorriso ao entrar na estação. Na Terra, funcionários do programa espacial e parentes de Ansari aplaudiram a cena.

"Ela fez história. Teve muita sorte de ter uma grande tripulação e teve um ótimo treinamento", disse Hamid Ansari, seu marido, à AFP, quando a Soyuz chegou à ISS.

Ansari, magnata do sistema de telecomunicações, é a quarta turista espacial do mundo. Ela foi acompanhada por Michael Lopez-Alegria, da Nasa, e pelo russo Mikhail Tyurin à ISS.

Os três partiram na segunda-feira do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

"Vamos cuidar dela", disse o russo Tyurin aos familiares de Anousheh Ansari em mensagem de vídeo. Hamid Ansari parabenizou sua esposa, enquanto parentes expressavam orgulho e alegria.

Na segunda-feira, um possível vazamento químico a bordo da ISS provocou o desligamento do sistema de ventilação. Os três ocupantes da estação colocaram máscaras e luvas cirúrgicas depois que um forte odor os alertou para um possível vazamento.

A irmã de Ansari Atousa Raissyan disse que a mais nova turista espacial sempre sonhou em viajar ao espaço. "Eu sabia que ela iria fazer isso mais cedo ou mais tarde", declarou.

Ansari, de 40 anos, vai retornar à Terra em 28 de setembro com dois dos atuais ocupantes da estação, o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams. O alemão Thomas Reiter permanecerá na ISS.

Comenta-se que Ansari pagou cerca de 25 milhões de dólares pelo vôo.

Nascida em 1966 no Irã, Ansari deixou o país com os pais para viver nos Estados Unidos aos 16 anos, pouco depois da Revolução Islâmica, e iniciou estudos sobre eletrônica e processamento de dados.

Ela fez fortuna no setor de telecomunicações e sua família passou a investir em tecnologia e exploração espacial, contribuindo com 10 milhões de dólares à X Foundation, que promove avanços em vôos espaciais.

"Ela é muito determinada, uma mulher decidida", disse à AFP Eric Anderson, presidente da Space Adventures, a empresa que está por trás do vôo de Ansari à ISS.

Antes de partir para o espaço, Ansari disse: "Espero que não apenas meus vôos, mas a minha vida até o momento se torne uma inspiração para todos os jovens no mundo, especialmente para que mulheres e meninas em todo o mundo corram em busca de seus sonhos".

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA