UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

15/11/2006 - 20h45
Kabila vence eleições na República Democrática do Congo

KINSHASA, 15 nov (AFP) - O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, venceu o segundo turno das eleições presidenciais, realizado em 29 de outubro, informou nesta quarta-feira a Comissão Eleitoral Independente (CEI).

O chefe de Estado mais jovem da África, de 35 anos, designado presidente em 2001, obteve 58,05% dos votos, contra 41,95% para o atual vice-presidente, Jean-Pierre Bemba. A diferença entre os dois candidatos foi de 2.616.957 votos e o índice de participação, de 65,36%.

Kabila se apresentou na noite de hoje como o presidente de todos os congoleses, aos quais pediu "fraternidade e tolerância", lembrando que a campanha eleitoral terminou.

"É normal que vários congoleses tenham se expressado contra minha reeleição, mas todos devem saber, em qualquer lugar, que seguirei sendo o presidente de todos, sem qualquer distinção", declarou Kabila em mensagem à Nação.

"Com a publicação dos resultados nesta quarta-feira, está claro que o período de campanha eleitoral, que é um período que agita os espíritos, terminou".

"Peço esta noite que permaneçam unidos e vivam em fraternidade e tolerância", disse Kabila, convidando a população a ter "calma e disciplina".

Após o Supremo Tribunal de Justiça confirmar o resultado, Joseph Kabila, que chegou ao poder depois do assassinato de seu pai, o presidente Laurent-Desiré Kabila, se tornará o primeiro chefe de Estado eleito por voto universal no antigo Zaire.


ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA