UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

08/12/2006 - 15h21
15º aniversário de fim de União Soviética passa despercebido na Rússia

MOSCOU, 8 dez (AFP) - O 15º aniversário do fim da União Soviética passou praticamente despercebido na Rússia, apesar de este evento ainda representar um trauma para uma grande parte da população.

No dia 8 de dezembro de 1991, ao constatar o fracasso do comunismo e da perestroika iniciada por Mikhail Gorbatchev, três repúblicas soviéticas - Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia - decretaram o fim da União Soviética.

Quinze anos depois, nenhuma comemoração ou manifestação foi organizada em Moscou. "Para que celebrar este aniversário?", pergunta Natalia Kokoreva, uma aposentada de 60 anos. "Esta data não é para festejar", afirma.

"Com a queda da União Soviética, minha vida desmoronou", conta Evgueni, 49 anos, gari em Moscou. "Antes, eu vivia bem. Podia sair de férias, ir para a montanha. Agora, nem posso mais visitar meu irmão em Tver", uma cidade a 250 km de Moscou, lamenta.

Vera, 27 anos, admite que o país foi profundamente abalado por estes acontecimentos. "Antigamente, a Rússia mantinha vínculos estreitos com as repúblicas da União", lembra.

De acordo com uma pesquisa recente do instituto de estudos sociais Levada, 61% dos russos lamentam a queda da União Soviética, contra 30% que não sentem falta daquela época.

Refletindo a opinião geral, o jornal Moskovskie Novosti publicou em sua edição desta sexta-feira a versão popular dos acontecimentos que levaram à queda do bloco soviético. "Os três 'mujiks' (os presidentes da Rússia, Boris Yeltsin; da Ucrânia, Leonid Kravtschuk; e da Bielo-Rússia, Stanislav Chuschkevitch) foram à caça. Eles brincaram com suas armas de fogo, beberam vários copos de vodca e assinaram este documento histórico".

Boris Yeltsin declarou quinta-feira em uma entrevista ao jornal Rossiiskaïa Gazeta que a queda da União Soviética era "inevitável".

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA