UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

16/03/2007 - 10h58
Vaticano confirma visita de Bento XVI em maio ao Brasil

CIDADE DO VATICANO, 16 Mar 2007 (AFP) - O Papa Bento XVI viajará ao Brasil de 9 a 14 de maio, anunciou nesta sexta-feira o Vaticano, confirmando que o Sumo Pontífice visitará São Paulo e participará na Conferência Geral de Bispos da América Latina.

O Sumo Pontífice também visitará o santuário mariano de Aparecida do Norte, em São Paulo.

Esta será a primeira viagem do Papa ao continente sul-americano.

Bento XVI só viajou duas vezes à Alemanha, seu país natal, assim como à Polônia e Turquia.

O Vaticano não forneceu ainda detalhes sobre o programa do Papa no Brasil, mas, segundo fontes eclesiásticas brasileiras, ele celebrará uma missa em São Paulo antes de presidir, em Aparecida do Norte, a abertura da Quinta Assembléia de Bispos da América Latina e do Caribe (Celam).

Entre os principais temas a serem discutidos nesta assembléia estão os maiores problemas enfrentados pela Igreja Católica na América Latina: concorrência das seitas, pobreza, exclusão e o papel que ela pretende exercer neste continente que passa por importantes mudanças políticas.

A confirmação da viagem do Papa ao Brasil ocorre dois dias depois da condenação lançada pelo Vaticano a um teólogo da libertação muito popular na América Latina, o jesuíta Jon Sobrino, cujas teses sobre Jesus foram consideradas fora de conformidade com a doutrina da Igreja.

A Teologia da Libertação, que foi desenvolvida a partir da América Latina nos anos 1970, une a defesa dos valores cristãos à luta pelos direitos dos mais desfavorecidos (indígenas, camponeses sem-terra, proletários...).

O padre brasileiro Leonardo Boff, um dos fundadores desta teologia condenada pelo Vaticano e depois recuperada sob a forma atenuada com o nome de "opção preferencial pelos pobres", considerou na quarta-feira que a condenação de Jon Sobrino "é ruim para a Igreja".

"Ela desespera os pobres, e é ruim para a Igreja condenar pessoas com um talento espiritual como este", comentou.

Jon Sobrino, que nasceu no País Basco espanhol, passou a maior parte de sua vida em El Salvador onde está engajado na luta pelos direitos dos desfavorecidos.

Ao receber nesta sexta-feira no Vaticano o novo embaixador do Peru na Santa Sé, Bento XVI pediu por "uma divisão eqüitativa da riqueza produzida e dos outros bens sociais" neste país da América Latina.

Ele também ressaltou a necessidade de se proteger a "dignidade da pessoa e da vida, de sua concepção ao seu término natural", um tema recorrente em todos os seus discursos públicos.

O Papa também visitará de 7 a 9 de setembro a Áustria em ocasião do 850o aniversário da basílica de Mariazell, santuário mariano no sudoeste de Viena.


ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA