UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

30/06/2007 - 22h05
Venezuela derrota por 2-0 o Peru e lidera o Grupo A da Copa América

SAN CRISTOBAL, Venezuela, 30 jun (AFP) - A Venezuela ascendeu à primeira colocação do Grupo A da Copa América-2007 ao somar quatro pontos com sua vitória por 2-0 sobre o Peru neste sábado em San Cristóbal, em partida pela segunda rodada da chave.

A seleção venezuelana se aproximou da façanha de se classificar pela primeira vez às quartas-de-final do torneio com os gols de Alejandro Chichero (49 minutos) e Daniel Arismendi (79), em seu segundo triunfo na história da Copa América.

Os anfitriões lideram as posições do grupo, seguidos pelos peruanos, com três pontos e um gol de saldo, e os uruguaios, que derrotaram a Bolívia, que também chegaram aos três pontos, mas com um saldo negativo de menos dois gols. No último lugar está a Bolívia, com apenas um ponto e menos um gol.

Na terceira rodada do Grupo A, na próxima terça-feira em Mérida, o Peru jogará contra Bolívia e Venezuela frente ao Uruguai.

Desde junho de 1997, peruanos e venezuelanos se enfrentaram em onze oportunidades, cinco pelas eliminatórias de copas do mundo, três pela Copa América e três em amistosos. São seis vitórias para Bolívia e quatro para Venezuela.

Além disso, o time dos onze venezuelanos obteve sua segunda vitória na história da Copa América, ao vencer os peruanos. Até esta data só tinham derrotado a Bolívia na edição do Uruguai-1967, quando estrearam.

Cichero abriu o marcador aos 49 minutos, ao cabecear no ângulo e deixar sem ação o goleiro Butrón um lançamento de escanteio de Giancarlo Maldonado.

A Venezuela garantiu a vitória graças a um potente chute de direita a partir da meia-lua de Daniel Arismendi que Butrón não conseguiu deter.

Venezuelanos e peruanos terminaram com dez homens. No primeiro tempo, aos 14 minutos, foi expulso o peruano Pedro Garcia, por ter dado uma cotovelada em Maldonado. Na fase final, o venezuelano Ricardo David Páez recebeu seu segundo cartão amarelo, aos 77 minutos, e foi expulso.

Ficha técnica:

- Copa América Venezuela-2007 - Grupo A - Segunda rodada

- Venezuela - Peru 2 - 0 (0-0)

- Estádio: Pueblo Nuevo, San Cristóbal

- Público: 40.000 espectadores

- Árbitro: Benito Archundia (México). Assistentes: Amelio Andino (Paraguai) e Juan Carlos Bedoya (Colômbia)

- Gols:

- Venezuela: Cichero (49), Arismendi (79)

- Cartões Amerelos:

- Venezuela: Maldonado (14), Páez (56), Cichero (90+3)

- Peru: Rodríguez (54)

- Expulsões:

- Venezuela: Páez (77)

- Peru: García (14)

Venezuela: Renny Vega - Héctor González, José Manuel Rey, Alejandro Cichero, Andrés Rouga (Edder Pérez, 38) - Luis Vera, Miguel Mea Vitali, Ricardo Páez, Juan Arango (César González, 74) - Giancarlo Maldonado e Fernando de Ornelas (Daniel Arismendi, 64). T: Richard Páez.

Peru: Leao Butrón - Walter Vilchez, Miguel Villalta (Juan Carlos Mariño, 52), Alberto Rodríguez, John Galliquio (Andrés Mendoza, 76) - Santiago Acasiete, Juan Carlos Bazalar, Pedro García - Jefferson Farfán - Paolo Guerrero e Claudio Pizarro (Israel Zúñiga, 67). T: Julio César Uribe.


ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA