UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

20/11/2007 - 21h32
Morre Ian Smith, último premier da Rodésia, atual Zimbábue

HARARE, 20 Nov 2007 (AFP) - Ian Smith, o último primeiro-ministro da Rodésia, que dirigiu esse país que se tornou o atual Zimbábue após uma rebelião armada contra o regime da minoria branca, morreu na África do Sul, aos 88 anos, anunciaram nesta terça-feira amigos de sua família.

"Sua morte está confirmada", declarou à AFP, pedindo para não ser identificado, um amigo do ex-líder na Cidade do Cabo (sudoeste da África do Sul), localidade onde Smith passou seus últimos anos.

Uma pessoa próxima da família que ainda vive em Harare, a capital zimbabuana que se chamava Salisbury sob o governo de Smith, também confirmou a morte.

"Fomos informados de que morreu na África do Sul, onde recebia tratamento", declarou a mulher, que também pediu para não ser identificada.

Smith dirigiu a ex-Rodésia do Sul britânica de 1964 a 1979, até as negociações e o acordo de Lancaster House que devolveu ao Zimbábue sua plena independência sob o regime da maioria negra do país.

O ex-primeiro-ministro não desapareceu, porém, do cenário político, mesmo após as eleições que levaram ao poder o atual presidente, Robert Mugabe, e da declaração de independência em 1980.

Smith continuou presente no Parlamento do Zimbábue até a supressão das cadeiras reservadas ao brancos, em 1987. Inúmeras vezes, atacou seu rival Mugabe, chamando-o de "um homem que arruinou meu país" e de estar "mentalmente perturbado".


Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA