UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

17/12/2007 - 23h32
Fidel afirma que não se aferra a cargos e cita Niemeyer

HAVANA, 18 dez 2007 (AFP) - O líder cubano, Fidel Castro, afirmou que seu dever não é se aferrar a cargos ou obstruir a chegada de novas gerações (ao poder), mas sim aportar experiência e idéias, segundo uma carta divulgada nesta segunda-feira pela TV de Cuba, que cita o arquiteto Oscar Niemeyer.

"Meu dever elementar não é aferrar-me a cargos, ou muito menos obstruir a chegada de pessoas mais jovens (ao poder), e sim aportar experiências e idéias cujo modesto valor procede da época excepcional que me coube viver", assinalou Castro em uma mensagem lida pelo apresentador do programa Mesa Redonda Informativa.

Afastado do poder desde julho de 2006 devido a um problema de saúde, Fidel Castro disse que neste sentido concorda com o pensamento do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer de que "é preciso ser conseqüente até o final".

"Minha mais profunda convicção é que as respostas aos problemas atuais da sociedade cubana (...) exigem mais variantes de resposta para cada problema concreto que as contidas em um tabuleiro de xadrez".

"Não se pode ignorar um só detalhe e não se trata de um caminho fácil se é que a inteligência do ser humano em uma sociedade revolucionária há de prevalecer sobre seus instintos".

Castro, que entregou o poder provisoriamente a seu irmão Raúl, ministro da Defesa, se recupera há 16 meses de um grave problema no intestino, que o obrigou a uma série de cirurgias.

Na mesma carta, Fidel faz um balanço da Conferência de Bali sobre mudança climática organizada pelas Nações Unidas.

"É óbvio que os Estados Unidos manobraram (na Cúpula) para evitar seu isolamento, mas não mudaram em absoluto suas sombrias intenções de Império. Fizeram um grande espetáculo e Canadá e Japão aderiram de imediato".



Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA