UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA



 Internacional

27/04/2008 - 16h24
ONU vai estabelecer plano de combate à crise dos alimentos

GENEBRA, 27 Abr 2008 (AFP) - O secretário-geral da ONU, Ban-Ki-moon, e os dirigentes das 27 agências e organizações das Nações Unidas estabelecerão na segunda-feira e na terça-feira em Berna um plano de combate para controlar a crise causada pela alta dos preços dos alimentos básicos.

A ONU e suas agências devem agir com urgência para socorrer as populações mais pobres e explorar soluções em curto prazo, atuando como mediador entre os partidários do protecionismo e os defensores da abertura do mercado, sem se esquecer dos militantes a favor dos biocombustíveis e seus opositores.

A crise alimentar mundial e as possíveis soluções serão o centro das conversas que estão programadas para segunda e terça-feira, a portas fechadas, na sede da União Postal Universal (UPU) em Berna, anunciou a ONU.

Os primeiros resultados desta reunião serão divulgados na terça-feira pela manhã durante uma entrevista coletiva com o secretário-geral da ONU.

Ban Ki-moon estará acompanhado da diretora executiva do Programa Alimentar Mundial (PAM), Josette Cheeran, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, o diretor da Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO), Jacques Diouf, e o presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento e a Agricultura (FIDA), Lennart B¤ge.

A alta dos preços dos cereais gerou uma situação de extrema gravidade em 37 países e originou diversos distúrbios causados pela fome, alertou a FAO.

Na sexta-feira, Ban Ki-moon fez um apelo desesperado a favor de uma "ação imediata" para enfrentar "uma verdadeira crise mundial".



Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA