UOL Notícias Notícias
 

13/04/2010 - 15h05

Washington: pacto para colocar sob controle o material nuclear em quatro anos

Os líderes de 47 países com capacidade nuclear concordaram nesta terça-feira, durante a cúpula sobre segurança atômica, colocar sob controle todo o material nuclear no mundo, acatando proposta dos Estados Unidos, segundo um rascunho da declaração final obtido pela AFP.

A cúpula de Washington reconhece o direito ao uso pacífico da energia nuclear, mas reafirma a necessidade de cooperação e assistência mútua.

Os líderes, durante reunião sem precedentes voltada para o risco de terrorismo nuclear, concordaram em reforçar as medidas contra o tráfico ilegal de material radiativo, e ratificaram seu apoio às tarefas de vigilância da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

No rascunho do documento, também dão apoio específico ao apelo do presidente Barack Obama para guardar "a sete chaves", em quatro anos, todo o material nuclear suscetível de ser utilizado para a construção de armas atômicas.

Isso diz respeito, em particular, ao plutônio e ao urânio altamente enriquecido.

Os líderes recordam que todos têm a responsabilidade coletiva de prevenir que atores estranhos aos estados obtenham a informação ou a tecnologia necessária para preparar armas ou artefatos nucleares.

Todos os países com reatores nucleares que utilizam urânio altamente enriquecido deveriam assegurar-se, primeiro, de que possuem e controlam todos seus estoques e, em segundo lugar, devem tentar converter esses reatores em combustível levemente enriquecido.

O mundo conta com reservas mundiais de urânio enriquecido e de plutônio - possíveis ingredientes de uma bomba A - de 1.600 toneladas e 500 toneladas respectivamente.

"Há duas décadas do final da Guerra Fria, nos enfrentamos a uma cruel ironia da história: o risco de um confronto nuclear entre países diminuiu, mas o risco de um ataque nuclear aumentou", disse Obama ao receber os dirigentes no segundo dia de trabalho.

A reunião de cúpula de Washington, celebrada sob estritas medidas de segurança, é a maior de líderes organizada pelos Estados Unidos desde 1945.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    0,50
    4,140
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h58

    0,20
    104.941,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host