UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

28/03/2007 - 08h38
Solução para crise aérea demoraria 7 anos, diz federação

São Paulo - O presidente da Federação Internacional dos Controladores de Tráfego Aéreo (Ifatca), Marc Baumgartner, criticou a atitude do governo de Luiz Inácio Lula da Silva em relação à crise nos aeroportos brasileiros e alertou que qualquer medida anunciada para solucionar os problemas a curto prazo "não resolverá os obstáculos que a aviação no Brasil enfrenta".

"Uma solução definitiva só será encontrada quando houver uma estratégia que inclua uma gradual transformação do controle militar ao civil na aviação comercial brasileira. Esse processo irá levar entre sete e oito anos."

Baumgartner acompanha de perto a evolução da polêmica envolvendo o setor aéreo brasileiro desde o choque entre o Legacy e o avião da Gol, em 2006.

"Não adianta o governo prometer que irá dar uma solução definitiva até a Páscoa, pedir uma data, prazo ou algo do gênero. Não resolve. O que a população precisa saber é qual a estratégia que será adotada para modernizar o sistema. Caso contrário, os problemas voltarão a ocorrer em alguns meses", afirmou Baumgartner.

Segundo ele, "o que o País precisa é rever todo o seu sistema aéreo, a infra-estrutura dos aeroportos e suas políticas para o setor".

Os especialistas no exterior apontam que a decisão do Brasil de manter o controle aéreo em mãos militares impede que agências internacionais criadas nas últimas décadas tenham possibilidade de criar acordos de cooperação com o País. Uma delas é a Organização dos Serviços de Navegação da Aviação Civil (Canso), com sede na Holanda, que tem estabelecido acordos entre mais de 50 países para o desenvolvimento de uma coordenação nos sistemas de navegação dos vários continentes. O Brasil, por ter um sistema militar, não pode fazer parte do esquema de cooperação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA