UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

13/04/2007 - 08h42
União libera R$ 20 milhões do PAC para sem-teto de SP

São Paulo - A mobilização dos sem-teto antecipou a concessão de verbas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para São Paulo. Para encontrar uma solução rápida para o caso de 925 pessoas que moram num prédio invadido na Avenida Prestes Maia, no centro da capital - cuja reintegração de posse deverá ser executada até domingo -, o governo federal liberou ontem R$ 20 milhões do PAC. O dinheiro garantirá o pagamento de seis meses de bolsa-aluguel para os sem-teto, enquanto eles aguardam a construção da moradia definitiva. Também servirá para a compra de prédios na cidade para abrigar os sem-teto.

Uma reunião ontem na Prefeitura de São Paulo serviu para criar um plano de ação conjunta entre Município, Estado e União, com várias estratégias. A Secretaria Municipal de Habitação, que ficará responsável pela execução do projeto, tentará retardar a reintegração de posse. Enquanto isso, técnicos do Estado e do Ministério das Cidades escolherão três edifícios no centro para virarem habitação popular. Além disso, será dada opção de mudança para unidades da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado.

No encontro, estiveram presentes os secretários municipal e estadual de Habitação, Orlando Almeida Filho e Lair Krähenbühl, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o prefeito Gilberto Kassab (DEM). "Na verdade, a reunião começou ontem (anteontem)", afirmou Fortes, em referência ao encontro em Brasília de 18 representantes do governo federal, 5 do Estado e 18 de prefeituras - entre eles Kassab. A mobilização dos sem-teto começou na madrugada de segunda-feira, com a ocupação do Edifício São Vito por 300 famílias. No dia seguinte, estendeu-se por mais cinco pontos da Grande São Paulo. Agora, só uma frente persiste, em Sapopemba, na zona leste. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA