UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

22/06/2007 - 15h28
Evangélicos fazem protesto contra homossexuais na PB

Campina Grande - A entidade evangélica Visão Nacional para a Consciência Cristã (VNCC) realizou hoje em Campina Grande, na Paraíba, um ato contra o projeto de lei que criminaliza a homofobia. A manifestação havia sido proibida pela Justiça ontem, a pedido da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP). Segundo o presidente da VNCC, pastor Euder Faber Guedes Ferreira, a entidade só recebeu a notificação da proibição da manifestação "quase 11 horas" da manhã. O protesto começou às 9 horas, na Praça da Bandeira, centro da cidade.

Paralelamente, integrantes de movimentos homossexuais e de direitos humanos também fizeram um ato contra a campanha. O diretor da RNP, Silvestre Maia, disse que não entendeu porque a notificação proibindo a manifestação dos evangélicos demorou tanto a chegar, já que foi expedida ontem. Ele contou que o advogado da RNP teve de ir reclamar com a juíza, e que só então ela mandou oficiais para que interrompessem o ato e fizessem a notificação. "Houve uma manobra para que eles não recebessem a notificação a tempo", acusou Maia.

O pastor Euder disse que o objetivo do ato foi chamar a atenção da população sobre o Projeto de Lei 122/2006, o qual classificou de "Lei da mordaça gay". Os manifestantes foram vestindo mordaças pretas e fizeram uma oração na praça. Para Euder, "estamos vivendo uma ditadura homossexual, parte da população terá mais direito que o restante (se a lei for aprovada)". "É uma aberração jurídica." Ele negou que a campanha seja homofóbica, e afirmou que é apenas contra se negar o direito de manifestações contrárias ao homossexualismo. A Igreja Católica do Estado apoiou a campanha. A Justiça não explicou a causa do atraso na notificação da proibição da passeata contra os homossexuais.

Mel Bornstein

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA