UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

28/10/2007 - 18h32
PCC tinha hotel para abastecer presídios com drogas

Sorocaba - A facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) mantinha um hotel de fechada em Guareí, na região de Sorocaba, para abastecer de drogas os presídios do interior de São Paulo. Uma operação das polícias Civil e Militar, encerrada na manhã de ontem (28), resultou na prisão de 17 integrantes da quadrilha. O hotel funcionava como base do esquema.

Mulheres de presos se hospedavam no local e eram usadas para entrar com a droga nos presídios. Cocaína, crack e maconha eram acondicionados em cilindros plásticos que elas levaram no interior da vagina durante as visitas. A operação mobilizou 75 policiais civis e militares. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em casas e estabelecimentos da cidade. No hotel e numa das casas, foram apreendidos dois quilos de cocaína pura, 1,5 quilo de maconha, 120 pedras de crack, 15 celulares, dois revólveres calibre 38, uma espingarda e munição. Havia também balanças de precisão, radiocomunicadores, capuzes e aparelhos eletrônicos usados provavelmente para comunicação clandestina.

A polícia chegou à quadrilha depois de prender um agente penitenciário que levava celulares e carregadores para o interior de um presídio. O agente foi monitora em conversas com presos de várias unidades prisionais. Os policiais descobriram que o esquema de tráfico nas penitenciárias era comandado por Walmir Francisco Pereto a partir de Salvador, na Bahia. Pereto era dono do hotel de Guareí e tinha ligações com a cúpula do PCC em São Paulo. Uma equipe viajou até a Bahia e o prendeu. Os detidos foram autuados na Delegacia Seccional de Itapetininga por tráfico de drogas, associação para o tráfico e formação de quadrilha. Eles foram levados para cadeias da região.

José Maria Tomazela


Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA