UOL Notícias Notícias
 

23/07/2009 - 12h40

Reino Unido prende 3 acusados de envio de lixo ao Brasil

Em Londres

Lula reclama de lixo enviado por ingleses


Três homens foram presos hoje no Reino Unido como desdobramento das investigações sobre o envio de contêineres de lixo para o Brasil. A operação foi realizada pela Agência de Meio Ambiente britânica e a polícia de Wiltshire, em Swindon, região onde supostamente estão as empresas apontadas como responsáveis pela transação.

Não foram divulgados os nomes das pessoas presas - com idades de 49, 28 e 24 anos. Em comunicado, a agência afirmou que trabalha com as autoridades brasileiras para investigar as origens dos 99 contêineres de lixos exportados para o Brasil.

As transportadoras dos contêineres concordaram em levar a carga de volta ao Reino Unido, arcando com o custo do percurso. Conforme a entidade britânica, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou que pelo menos dois contêineres tinham uma mistura de lixo doméstico e de uso médico, como seringas e camisinhas. "A Agência de Meio Ambiente não pode confirmar isso neste estágio (da investigação)", informou a nota.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    1,15
    4,124
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h14

    -2,34
    97.667,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host

    Lula reclama de lixo enviado por ingleses