UOL Notícias Notícias
 

06/04/2009 - 12h07

Terremoto causou prejuízos também ao patrimônio cultural de Abruzzo

ANSA
Roma (Itália)*

MONUMENTOS

  • Divulgação

    Fachada da igreja situada no vilarejo de Paganica antes dos tremores...

  • AP

    ... e a fachada da igreja após o terremoto

O terremoto que atingiu o centro da Itália na madrugada desta segunda-feira, que deixou pelo menos 207 mortos, também causou prejuízos ao patrimônio cultural da região do Abruzzo, a mais atingida pelo tremor, que hospeda igrejas, museus e edifícios históricos.

O primeiro balanço dos prejuízos causado pelo tremor que atingiu 5,8 graus na escala Richter foi divulgado pelo secretário-geral do Ministério dos Bens e as Atividades Culturais, Giuseppe Proietti.

A análise preliminar dos danos realizada na região apontou um desabamento de parte da Basílica de Santa Maria di Collemaggio, igreja fundada no século 18, que abriga o túmulo do papa Celestino 5º.

O Forte Spagnolo ou fortaleza espanhola, construído em 1534, que é sede do Museu Nacional, também registrou danos e teve seu acesso bloqueado devido ao risco de desabamento.

Também foi danificada parte da igreja de Sant'Agostino, que é considerada um dos principais edifícios barrocos da região e que já havia sido destruída e reconstruída após um terremoto, registrado em 1703.

"Naturalmente, desabamentos espalhados estão em toda a cidade", observou Proietti, que ressaltou como a fachada da Basílica de Collemaggio não sofreu danos porque estava em restauração e foi protegida pela estrutura de suporte.

* Atualizada às 11h08 de 7/4

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host

    MONUMENTOS