UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
GUIAS DE RAÇAS | Cães

DOGUE ALEMÃO

De tamanho gigantesco, no mínimo 80 centímetros de altura, o Dogue Alemão é um cão elegante, forte e amistoso. "Adora crianças e jamais atacaria os amigos da família", conta Vera Von Paschoalick, criadora da raça há mais de 12 anos e proprietária do Canil Von Paschoalick, em Ibiúna (SP). "Ele impõe respeito sem precisar mostrar os dentes", afirma. No entanto, na presença de desconhecidos, não hesita em defender o lar.

No passado, o Dogue Alemão foi utilizado para caçar ursos e javalis. Mas, ao longo dos anos, tornou-se um cão de guarda (mais pelo tamanho do que pela braveza) e um ótimo cão de companhia. "Ele tem temperamento extremamente equilibrado, ideal para crianças, que fazem movimentos inesperados", explica a criadora.

Segundo Vera, o interessado em ter um Dogue Alemão deve procurar somente canis especializados e o kennel club. "Pet shops e feiras geralmente vendem cães mestiços que, dependendo do cruzamento, podem ser mais violentos e ferozes do que os cães puros", diz.

O manejo e o trato do Dogue Alemão são fáceis. Com uma pelagem curta, grossa e brilhante, não solta muitos pêlos e é fácil de ser escovado. A pelagem pode ser nas cores dourada, rajada, azul, preta e arlequim (branca com manchas pretas irregulares). "Quando filhotes, são bem agitados, mas vão se acalmando à medida que envelhecem", afirma Vera.  
Enorme, não pode ser criado em apartamentos. Precisa de espaço para se exercitar e brincar. Apesar do tamanho, tem metabolismo bastante lento. Assim como outros cães de porte grande, pode apresentar problemas gástricos e cardíacos e displasia no quadril. Sua média de vida é de 8 a 10 anos, mas há casos em que alguns cães viveram 14 anos. Sua pelagem curta é de fácil manutenção, precisando apenas de escovação regular.
CUIDADOS BÁSICOS
Porte: Gigante
Origem: Alemanha

Curiosidade

Seria Digby, o Sheepdog que ficou conhecido pelo filme infantil de 1973, o maior cão do mundo? Segundo o livro de recordes Guinness, de 1997, este título cabe a um Dogue Alemão, claro. E qual é o Dogue Alemão mais conhecido do planeta? Quem respondeu Scoo

História

Embora este cão também seja conhecido como Dinamarquês, o Dogue Alemão tem sua origem na Alemanha, onde foi declarado cão oficial do país em 1876. Sua origem é incerta, mas cães muito parecidos com o Dogue Alemão de hoje foram encontrados em manuscritos chineses, datados há mais de 3 mil anos. No Brasil, este cão já foi retratado em uma tela, deitado aos pés de Don João VI.


Hospedagem: UOL Host