UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
GUIAS DE RAÇAS | Cães

PIT BULL

O American Pit Bull Terrier ou simplesmente Pit Bull é devotado ao dono e a seus familiares. Porém, o convívio com outros cães, até mesmo entre os da própria raça, pode não ser harmonioso, dependendo das linhagens.

O peso de um Pit Bull varia de 13 a 27 quilos e sua altura fica entre 40 e 55 centímetros. Considerado um verdadeiro atleta, deve fazer exercícios diariamente por pelo menos meia hora.

Os cães das raças American Staffordshire Terrier e American Pit Bull, apesar de terem tomado rumos distintos, descendem de um mesmo ancestral: Staffordshire Bull Terrier, até hoje criado na Inglaterra, a partir de um trabalho realizado por ingleses no início do século passado. Eles queriam um cão que enfrentasse touros em uma arena, prática comum na época.

Nas primeiras décadas do século 20, tinham a reputação de serem leais e confiáveis. Mas, por causa de maus criadores que os treinaram para se tornarem extremamente violentos, lutarem contra outros cães e atacarem pessoas, em alguns países, o Pit Bull foi banido. A raça também é uma das quatro mencionadas especificamente na Lei de Cães Perigosos de 1991, no Reino Unido. As outras são o Fila Brasileiro, o Dogo Argentino e o Tosa japonês.

Apesar de sua força, resistência e determinação, se bem treinado e cuidado de forma amorosa, pode ser um excelente cão de companhia, inclusive de crianças.

Pode ser encontrado em três colorações: Red Nose (a mais popular), Black Nose, Blue Nose e Blue Fawn. Seu peso varia de 13,5 a 27 quilos, com altura proporcional.  
Como precisa de muita atividade física, deve-se criá-lo em ambientes amplos, onde possa correr e exercitar os músculos. Resistentes e fortes, não requer muitos cuidados. A pelagem curta facilita a limpeza. A agressividade não é natural da raça, sendo sempre associada a uma criação ruim e a um gene recessivo. Se treinado desde cedo, torna-se muito obediente.
CUIDADOS BÁSICOS
Porte: Médio
Origem: Estados Unidos

Curiosidade

O Pit Bull é, desde sua criação, um cão de rinha. As rinhas foram proibidas na Inglaterra, em 1835. Criadores afirmam que o Pit Bull só se torna violento se for adestrado para a briga. Assim, garantem que este cão é dócil, companheiro e extremamente leal

História

O Pit Bull tem como ancestral os antigos Buldogues que, apesar de fortes, não tinham a agilidade necessária para as rinhas que participavam. A solução encontrada pelos criadores foi cruzar esses cães com Terriers, conhecidos por sua agilidade, bravura e determinação. Desse cruzamento saiu, entre outros, o Staffordshire Bull Terrier que, posteriormente, foi levado para os Estados Unidos. Na América do Norte, o Staffordshire Bull Terrier passou por novos cruzamentos que deram origem ao American Staffordshire Terrier e o American Pit Bull Terrier.


Hospedagem: UOL Host