UOL BichosUOL Bichos
UOL BUSCA
GUIAS DE RAÇAS | Cães

SHAPENDOES (PASTOR DE OVELHAS HOLANDÊS)

O cão da raça Schapendoes, também conhecido como Pastor de Ovelhas Holandês, é mais comprido que alto. O dorso é reto e forte, com peito profundo e abdômen retraído. Os membros posteriores são bem angulados, com rabo espesso, coberto de pêlos longos e compridos.

Sua altura varia entre 43 e 51 centímetros e seu peso ao redor de 15 quilos. A cabeça também é coberta por pêlos longos e as orelhas são caídas.

O crânio é largo e o focinho tem barba. A pelagem é longa, espessa e áspera ao tato. Muitos têm o pêlo ondulado. Existem em várias cores, mas o mais requisitado é o cinza-azul com preto.

É um cão trabalhador, excepcionalmente rústico, vigoroso, inteligente e dedicado. Atualmente, é usado como cão de companhia e como vigia de rebanhos de carneiros.  
Cão pastor que ficará feliz com espaços amplos e ar livre. As orelhas caídas merecem atenção na hora da limpeza, para evitar inflamações. Os pêlos compridos e longos devem ser escovados regularmente. Resistente, é geralmente um cão saudável.
CUIDADOS BÁSICOS
Porte: Médio
Origem: Holanda

Curiosidade

O Schapendoes quase foi extinto no século 20 por dois motivos: as duas Grandes Guerras que destruíram a Europa e a introdução, em larga escala, do Border Collie como cão de pastoreio na Holanda. Foi somente na segunda metade do século passado que criadore

História

O Schapendoes é uma raça muito antiga, de origem similar ao Briard. Em 1945, o cinófilo Toepoel conseguiu recuperar a raça, que estava quase extinta. O primeiro clube do Schapendoes foi fundado em 1947. O padrão foi estabelecido em 1954 e seu reconhecimento em 1971.


Hospedagem: UOL Host